Corrida quente

15/10/12 às 00:00 por Fernando Tupan

O curitibano ainda não escolheu o próximo prefeito de Curitiba, mas definiu os nomes dos 38 vereadores. Enquanto o eleitorado não define o nome do próximo prefeito, outro processo eleitoral está rolando na Câmara de Curitiba: o da presidência da casa legislativa. Felipe Braga Cortes (PSDB), Pastor Valdemir Soares (PRB), Serginho do Posto (PSDB), Tico Kuzma (PSB) e Paulo Salamuni (PV) estão mobilizados e em campanha.
Se Fruet vencer, os verdes curitibanos irão cobrar a fatura do apoio no 1º e 2º turno. O raciocínio dos pevistas é bem simples: o PDT encabeça a chapa da coligação Curitiba Quer Mais com Gustavo Fruet. O PT tem a vice Mirian Gonçalves. Até o momento o PV é o único que ficou a ver navios. Para a legenda, nada mais justo que Salamuni seja o escolhido.
Braga Cortes vem agilizando a candidatura dele. Após a consolidação dos resultados da eleição, o tucano pegou o celular e ligou para vários novatos. Durante a semana que passou já tinha conversado com os novos e os antigos companheiros que se reelegeram. Valdemir também corre contra o tempo para conseguir apoio. O Pastor da Igreja Universal vem tentando consolidar a candidatura perante os legisladores municipais.
O tucano Serginho do Posto também está empenhado e tentando aglutinar apoios para que o bloco partidário o indique para o gabinete do 4º andar do Bloco 1 da casa legislativa. Tico, que está no 3º mandato, acredita que pode conquistar o posto cobiçado. A exemplo dos concorrentes, também assedia os calouros da Câmara.
Nem todos os candidatos se declararam. O democrata Sabino Picollo há anos sonha em assumir o posto e nos próximos dias deverá lançar o nome. Para desespero de Jorge Bernardi (PDT) que também sonha em ser retomar a cadeira da presidência, que foi dele no final dos anos 80.

Jogo pesado
Candidatos peemedebistas a vereador estão aborrecidos com o presidente municipal do PMDB em Curitiba, o senador Roberto Requião. O motivo da saia justa é a pressão de Requião para que todos apoiem Ratinho Junior no 2º turno. Os descontentes falam abertamente que podem até falar em adesão. Mas branca. Ninguém quer sair nas ruas pedindo votos para o candidato da coligação Curitiba Criativa.

Dias negros
Os Democratas estão vivendo um pesadelo na capital paranaense. Mesmo assim conseguiram eleger dois vereadores (Sabino Picolo e Julieta Reis). O futuro da legenda aponta para dias negros. Na eleição de 7 de outubro, o número de votos nominais ao partido diminuiu. Cientistas políticos acreditam que o DEM virou um partido médio e pode sofrer um rebaixamento maior na próxima eleição.

Na mesa
O PTB vai sentar hoje com Ratinho Junior para definir a posição do partido no 2º turno das eleições municipais. O deputado federal Alex Canziani deu uma barrigada na executiva municipal e está negociando diretamente com o candidato. Nem mesmo o deputado estadual Fábio Camargo, que está engajado desde o início do 1º turno, foi convidado para o encontro. Mas Ratinho sabe da importância em ter apoio dos políticos com base eleitoral na capital paranaense.

Dois ou um
O PSD também deve se posicionar no 2º turno das eleições municipais na tarde de hoje. O presidente municipal da legenda, o deputado estadual Ney Leprevost, faz mistério desde sábado, quando adiou a reunião do partido que definiria se o escolhido seria Ratinho Junior (PSC) ou Gustavo Fruet (PDT). Se a amizade prevalecer, Leprevost irá de Fruet.

Dadinhos
O PPS também anuncia hoje se estará do lado de Ratinho Junior (PSC) ou Gustavo Fruet (PDT) no 2º turno. No final de semana, as conversas de bastidores apontavam para o candidato da Curitiba Criativa. A executiva municipal do partido já manteve um contato preliminar. Como agradecimento Ratinho deverá convidar uma vereadora derrotada nas urnas para comandar a cultura curitibana. 

De volta
Taí ele voltou e agora o que será de quem falou. Durante todo o 1º turno o ex-senador Osmar Dias (PDT) esteve longe da campanha de Gustavo Fruet, o que despertou comentários. No sábado, os pedistasse reuniram para avaliar a campanha do partido em todo o Paraná. Mas as más línguas dizem o contrário. A reunião seria para tratar de outros assuntos. Osmar seria o coordenador de arrecadação de Fruet e o candidato espera recursos para definir algumas estratégias. Mas até o momento ninguém no partido confirma a informação.

Lousa interativa
Amanhã o Datafolha divulga a primeira pesquisa eleitoral do 2º turno, cercada de expectativas. No 1º turno os levantamentos mostraram-se errados. No dia da votação o Ibope projetava um 2º turno entre Ratinho Junior e Luciano Ducci (PSB). Mas deu Fruet no lugar do prefeito. **** O PV aumentou de 3 para 9 as prefeituras que comanda no Paraná. Mas apenas em cidades pequenas. Nas grandes, o partido continua desprezado pelo eleitor. ****O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu o dia da posse do novo presidente, o ministro Joaquim Barbosa, para o dia 22 de novembro, às 16h. Com a aposentadoria de Ayres Brito, Barbosa exercerá o cargo a partir do dia 16. Como interino. **** O presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, age nas eleições municipais como futuro candidato à presidência da república. Ele insinua-se para o descontentamento da presidente Dilma Rousseff, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do senador Aécio Neves (PSDB) e Roberto Campos (PPS). **** Lula tem como projeto de vida renovar o PT. O primeiro passo foi consolidar Fernando Haddad em São Paulo. O ex-presidente aposta ser fundamental a eleição do candidato para o projeto continuar em 2014. Três ministros estão de olho na vaga: Alexandre Padilha (Saúde), Aloizio Mercadante (Educação) e Marta Suplicy (Cultura).

Leia mais notícias no
SITE: www.bemparana.com.br/tupan
TWITTER: @fernandotupan  
FACEBOOK: @ Fernando tupan

2 Comentários

Você precisa acessar o seu perfil para comentar nas matérias.

miriam karam
Tupan, qual é seu email?
ivan sabino dos santos
com fé em Deus, vai ser 20 curitiba merece um cara que se preocupa com o povo e tres bairros que tenho familia vai votar 20.
Últimas de Coluna do Tupan
Coluna do Tupan Redefinição de forças
Coluna do Tupan Movimento
Coluna do Tupan Relações
Blogs
Ver na versão Desktop