Está começando a temporada de planejamento das férias de verão. E normalmente quem viaja para Orlando é questionado. Ah, você vai para Disney?. Pois é, Orlando virou sinônimo de Disney. E, por mais que os outros parques temáticos se esforcem, não há como superar a incrível marca das orelhinhas redondas no reino da Cinderela.

Mas a fama não veio à tôa. Não. Orlando possui quatro parques temáticos da Disney e ainda uma rede de hotéis e restaurantes que injetam na economia da cidade milhões de dólares por ano. A fama da Disney ainda trouxe para cidade inúmeras outras opções de lazer que só aumentam essa soma milionária. O resultado final da equação é simples: alegria para todo mundo. Com tanto dinheiro circulando o turista que chega em Orlando pode ter a certeza que vai se divertir muito.

Reino da Magia
O reinado da Disney em Orlando é dividido em quatro parques. O mais lúdico e, consequentemente, mais infantil de todos é o Magic Kingdom, que tem o castelo da Cinderela. Este é o que podemos chamar de o parque de Orlando. Se o turista tiver apenas um dia na cidade é para lá que deve ir. E se as férias forem longas e para lá que deve voltar depois de conhecer os outros parques. Vejamos as principais atrações:
Wishes – É o monumental espetáculo de fogos de artifício que acontece toda noite no Castelo da Cinderella. Música, luzes e muitos fogos. Durante o show tem até um vôo da fada Sininho.

Big Thunder Moutain Railroad – Simpática e veloz montanha russa infantil com cenário de minas de carvão.
The Haunted Mansion – Um trem-fantasma clássico, com muitas projeções e sustos divertidos. O melhor de tudo é que a cada ano eles melhoram a tecnologia e o passeio na mansão fica melhor.
Buzz Lightyear’s Space Range Spin – Passeio num carro ao infinito e além atirando nos inimigos do Buzz.
Tomorrowland Indy Speedway – Autopista que simula uma corrida de Fórmula Indy. Só que bem inocente. Diversão garantida para crianças.

Splash Moutain – Um passeio tranqüilo de barquinho no mundo de coelhos, corujas, ursos, raposas para no final… Tchibum! Uma deliciosa descida bem molhada.
Space Mountain – Uma surpreendente montanha russa no escuro com projeções e muitas placas fluorescentes.

Dicas especial
Bem ao lado do Magic Kingdon tem um hotel de luxo da Disney chamado Contemporary. No último andar desse hotel tem o restaurante California Grill – aberto ao público – com uma vista panorâmica para o castelo da Cinderela. O local é extremamente charmoso e permite que seus clientes possam assistir o espetáculo Wishes sentado na mesa ou, se preferir, numa varanda aberta. Quando o show começa no parque as luzes se apagam e a música do Magic Kingdon passa a ser transmitida também nas caixas de som do restaurante. Antes ou depois do show o cliente tem como opções tábuas de queijos, pizzas, sushis, entre outros pratos. Para jantar é preciso fazer uma reserva com antecedência (disneyworld.disney.go.com/reservations/dining/california-grill/), mas, se preferir pode simplesmente pedir um drink no Bar e aproveitar a vista.
Em tempo: O California Grill fecha no dia 6 de janeiro e só reabre próximo ao verão americano em junho de 2013. Para chegar ao Contemporary pode ser de monorail, a partir dos parques (Epcot ou Magic Kingdom) ou de carro, direto no estacionamento do hotel que é gratuito.
Informações sobre a visita nos parques podem ser obtidas pelo site http://home.disney.go.com
Na próxima semana mais Disney: Epcot, Hollywood Studios e o Animal Kingdom.
O jornalista visitou aos parque a convite da Disney World.