Pesquisas de erros

17/10/12 às 00:00 - Atualizado às 21:48 por Fernando Tupan
Ratinho: modelos de bicicletas utilizadas para propagandas eleitorais de rua, iguais às utilizadas nas ruas de Paris (foto: Divulgação)

Esta semana teremos a divulgação de 3 pesquisasde intenções de voto do eleitor curitibano no 2º turno da eleição municipal. As iniciativas são do desacreditado Ibope, que errou nas previsões do 1º turno em Curitiba em pleno dia de eleição, do Datafolha e do IRG.
Desde a grande furada fica difícil acreditar que os institutos irão acertar desta vez. O eleitorado está desconfiado e tem razão. Os números apresentados em outras cidadespelo Ibope também tiveram falhas.
O Datafolha errou menos. Alguns dias antes do pleito, o Instituto detectou a subida de Gustavo Fruet (Curitiba Quer Mais) e a caída de Luciano Ducci (Curitiba Sempre na Frente). Mas colocou Ratinho Junior (Curitiba Criativa) com mais gordura do que teve na eleição de 7 de outubro. Mas deslize é deslize. As empresas passaram da margem e a projeção garante um valor máximo.
Curitiba tem aproximadamente 1,2 milhão de eleitores e a média de entrevistados em uma pesquisa geralmente é de 1,2 mil eleitores. Muito pouco para que qualquer equação matemática possa resolver com precisão a intenção de votos em uma eleição. Para uma pesquisa realmente acertar, precisa entrevistar no mínimo 1% da população. Um levantamento assim evitaria tantos furos.

Frente a frente
O primeiro debate do 2º turno das eleições municipais acontece amanhã, na Band TV, a partir das 22h. O confronto entre os candidatos Ratinho Junior (PSC) e Gustavo Fruet (PDT) acontecerá outras duas vezes na semana que vem. Na segunda-feira a dupla debaterá na Record. Na quinta-feira, último dia da propaganda eleitoral gratuito, Ratinho e Fruet estarão frente a frente na RPC, a partir das 22h.

Novos planos
Derrotado nas eleições de 7 de outubro, o vereador Julião Sabota (PSC) está redefinindo os passos que seguirá após o final do mandato, em 31 de dezembro. Na primeira suplência, de uma bancada de 6 vereadores, Julião pretende voltar a apresentar um programa de rádio para discutir o futebol do Atlético, a torcida Fanáticos e todos os assuntos ligados ao rubro-negro.

Na expectativa
Enquanto define o futuro, Julião vive também a expectativa da eleição de Ratinho Junior no dia 28 de outubro. Caso a população faça de Ratinho o novo prefeito de Curitiba, o único vereador desta legislatura poderá voltar à Câmara Municipal. Existe até a possibilidade de Julião assumir uma secretaria, possivelmente ligada a juventude, especulam alguns integrantes do primeiro escalão da coligação Curitiba Criativa. O conhecido Julião da Caveira realiza ações sociais para jovens que vivem em risco social.

Comissão de ética
Na segunda-feira, o deputado Cleiton Kielse (PMDB) acusou alguns parlamentares da Assembleia Legislativa de estarem envolvidos com uma suposta Máfia dos Pedágios. A declaração pode levá-lo a responder um processo na comissão de Ética. O presidente Valdir Rossonidisse em entrevista que o parlamento estadual poderá punir pela 1ª vez um deputado por injuria.

PTB com Fruet
O deputado Fábio Camargo está engajado na campanha eleitoral do candidato Ratinho Junior desde o 1º turno, mesmo assim o PTB fechou com Gustavo Fruet para a campanha eleitoral no 2º turno. O anúncio oficial pode ser feito amanhã. A coligação Curitiba Quer Mais ainda não decidiu se vai a imprensa será chamada. Segundo o novato Geovane Fernandes, os vereadores ouviram as bases eleitorais para tomar a decisão.

Mudança de ares
Enquanto o DEM está dividido em Curitiba apoiando Ratinho Junior (PSC) e Gustavo Fruet (PDT), o deputado federal Abelardo Lupion embarcou para Salvador com a finalidade de apoiar ACM Neto na eleição na capital baiana.

Acessibilidade
O candidato Ratinho Junior (PSC) continua trazendo novidades para as ruas na campanha eleitoral. A última dele são os modelos de bicicletas utilizadas para propagandas eleitorais de rua, iguais às utilizadas nas ruas de Paris, França, pelos turistas.

Lousa interativa
A Petrobras vai aumentar os combustíveis, segundo a presidente Graça Foster.Ela diz que a medida não será tomada imediatamente. As más línguas falam que após as eleições o brasileiro deverá pagar valores mais próximos de R$3 do que de R$ 2. **** A Justiça Federal de Minas Gerais condenou nesta segunda-feira (16/10) o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro da sigla Delúbio Soares pelo crime de falsidade ideológica. A ação penal refere-se a empréstimos fraudulentos do banco BMG para o PT no período do mensalão e foi remetida à Justiça mineira após o fim do mandato de Genoino como deputado. Como ele não se reelegeu em 2010, o petista perdeu a prerrogativa de foro — pela qual teria que ser julgado pelo Supremo.

Leia mais notícias no
SITE: www.bemparana.com.br/tupan
TWITTER: @fernandotupan  
FACEBOOK: @ Fernando tupan

 

1 Comentário

Você precisa acessar o seu perfil para comentar nas matérias.

Adriano Antunes - Estatístico
"Para uma pesquisa realmente acertar, precisa entrevistar no mínimo 1% da população. Um levantamento assim evitaria tantos furos". Que fonte você deduziu isto? Para uma pesquisa ter maiores chances de acerto a amostra precisa ser mais distribuída nos blocos (estratos), evitando os erros.
Últimas de Coluna do Tupan
Coluna do Tupan Redefinição de forças
Coluna do Tupan Movimento
Coluna do Tupan Relações
Blogs
Ver na versão Desktop