A divulgação das pesquisas IRG e Datafolha mostrando Gustavo Fruet (PDT) na frente de Ratinho Junior (PSC) deverá redefinir a campanha eleitoral em Curitiba. Hoje será a vez do Ibope. A confirmação da gorda diferença deverá provocar o fim do pacto de não agressão – firmado na semana passada.
Mas o pacto foi quebrado pelo candidato da coligação Curitiba Criativa no início da semana, quando detectou o crescimento do adversário. Ratinho passou atacar o PT e chamou os ministros Paulo Bernardo e Gleisi Hoffmann de petistas de gravata. Nos próximos dias, espera-se que o tom entre os dois fique azedo também passar a atacar Fruet.
O pedetista não pensa em entrar em bola dividida e prega cautela, já que lidera as pesquisas com uma confortável vantagem, tanto no Datafolha como no IRG. No programa de ontem, Fruet tentou mostrar no horário eleitoral quanto são inconsequentes as declarações de Ratinho.
A maior preocupação de Fruet no momento é com uma possível acomodação da militância devido ao desempenho promissor no segundo turno. Após conhecer os resultados na televisão no início da noite, Fruetfalou dos erros nas pesquisas divulgadas no primeiro turno e que devem servir de lição para os militantes.

Fruet lidera
O candidato Gustavo Fruet (PDT) disparou na primeira pesquisa Datafolha de intenções de votos para o 2º turno das eleições municipais em Curitiba. O candidato aparece com 52%. Vencedor no 1º turno, Ratinho Junior tem 36%. Indecisos somam 4%. Votos Brancos e nulos, 8%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para cima ou para baixo. Foram ouvidos 1267 eleitores entre quarta e quinta-feira. O número da pesquisa é 679/2012.

Sem adversário
Na tarde de ontem o Instituto IRG também divulgou outra pesquisa de intenções de votos. Gustavo Fruet, a exemplo do Datafolha, também aparece na frente, mas com uma margem menor, com 48%. Ratinho Junior aparece com 35,8%. Indecisos, 10,7%. Brancos e nulos, 4,8%. Na espontânea, Fruet manteve-se na ponta com 44,3% e Ratinho com 32,8%. Indecisos, 17,7%. Brancos ou nulos, 5,2%. A margem de erro é 2,8% para cima ou para baixo.

Novos apoios
A deputada estadual Mara Lima (PSDB) aderiu ontem à campanha de Ratinho Junior (PSC) no 2º turno das eleições em Curitiba. A tucana tem voto no segmento evangélico e o anúncio foi realizado um dia depois do deputado federal Fernando Francischini – que tem a mesma base eleitoral.

Recuperação
O resultado negativo nas pesquisas de opinião pública levou a coordenadoria da campanha de Ratinho Junior (PSC) se reunir na noite de ontem para reavaliar os rumos tomados no 2º turno e uma possível mudança nos próximos dias. Tensos, os coordenadores discutiram ideias para trazer o candidato para o topo das pesquisas.

Bloco quente
Gustavo Fruet (PDT) e Ratinho Junior (PSC) debateram na noite de ontem, na Band TV, os planos de governo para Curitiba nos próximos 4 anos. Ratinho estava nervoso no 1º e no 2º bloco – quando partiu para o confronto direto e a temperatura ficou acima dos 40º graus. O candidato citou um jornal apócrifo que teria sido confeccionado pelo adversário. Fruet, tranquilo, rebateu a acusação falando que a fita apresentada no 1º turno era uma montagem.

Emissora
Outro momento tenso durante o debate foi quando Gustavo Fruet (PDT) afirmou que Ratinho Junior (PSC) foi para a Brasília e voltou para Curitiba com a concessão de uma emissora de televisão. Ratinho ficou nervoso e ensaiou uma discussão. Mas Fruet, em um momento Barack Obama, manteve a linha e pediu para o adversário não embarcar nos ensinamentos de um apoiador que construiu a carreira política na base do ódio.

Troca de pontos
O governador Beto Richa enviou à Assembleia Legislativa projeto de lei que transfere as linhas de ônibus metropolitanos de Curitiba do DER à Comec. Aprovada a lei será possível iniciar a licitação do transporte da RMC. A iniciativa era para ter acontecido no último ano do governo Roberto Requião. Mas o peemedebista não tomou a iniciativa e nem mesmo preparou o processo para ser concluído no início do governo Richa.

Lousa interativa
Onze dos treze réus do último item da denúncia do mensalão foram condenados pelo ministro Joaquim Barbosa na tarde de ontem:José Dirceu, José Genoíno, Delúbio Soares, Marcos Valério, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz, Simone Vasconcelos, Rogério Tolentino, José Roberto Salgado, Kátia Rabelo e Vinicius Samarane. Foram absolvidos Ayanna Tenório e Geiza Dias. **** O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) abre credenciamento para instituições financeiras interessadas em recolher guias de pagamentos, taxas e multas de trânsito sob responsabilidade da autarquia. **** O Conselho Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo determinou a instauração de inquérito civil para investigar a responsabilidade da Petrobras em contrato de patrocínio firmado com a Confederação das Mulheres do Brasil. O Conselho questiona a legalidade do contrato de patrocínio, os critérios para a escolha da entidade beneficiada, e determina a identificação dos responsáveis pela deliberação e fiscalização do contrato, e os beneficiados de forma indevida. A ação prevê o ressarcimento aos cofres públicos do valor empenhado no patrocínio. **** O governador Beto Richa liberou R$ 52 milhões para obras de melhoria na pavimentação de rodovias estaduais localizadas na região de Maringá. O investimento faz parte do Perc que aplicará R$ 842 milhões nos próximos 2 anos.