O resultado do Datafolha divulgado no início da noite de ontem pelo telejornal Paraná 2ª Edição, da RPC TV, trouxe desconforto maior entre os coordenadores da coligação Curitiba Criativa. Ratinho Junior não avançou. Muito pelo contrário, recuou nas intenções de votos em um ponto percentual. O levantamento criou um clima de desânimo no comitê central. O resultado apareceu um dia antes do final da propaganda eleitoral e depois do candidato já ter gravado todas as cenas.
Existe ainda um alento para a campanha de Ratinho e é nesse ponto que o grupo está se pegando para dar ânimo aos militantes: os constantes erros dos institutos de intenção de voto no primeiro turno da eleição de Curitiba e do Paraná. No dia da eleição o Ibope apontava o 2º turno entre Ratinho e Luciano Ducci com uma margem folgada de votos. Após a apuração, Gustavo Fruet (PDT) derrubou Ducci e avançou com meio ponto de vantagem.
O ambiente no comitê eleitoral de Fruet é um mar de rosas. Os coordenadores sabem que nenhum fato novo irá aparecer até o final da campanha para derrubar o pedetista. Mesmo assim a aliança da Curitiba Quer Mais continua mostrando cautela. Os coordenadores lembram aos militantes da importância de se manterem mobilizados e citam os constantes números errados dos institutos de pesquisa. Fruet não se cansa de falar que o único levantamento correto é o das urnas e enquanto a apuração não estar definida, não há motivo para empolgação. 

Fruet lidera
O Datafolha divulgou nova pesquisa de intenções de votos à prefeitura de Curitiba. Gustavo Fruet (PDT) continua liderando a corrida pelo Palácio 29 de Março com 52%, o mesmo número do último dia 18. Ratinho Junior (PSC) caiu um ponto com relação a 1ª pesquisa e tem 35%. Brancos e nulos, 5%. Indecisos, 8%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para cima ou para baixo. Foram ouvidos 1.185 eleitores. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número 704/2012.

Investigando
O Ministério Público do Paraná (MP) ainda não abriu ação nem denúncia contra a vereadora de Paranaguá, Laryssa Castilho (PRB), acusada por eleitores de comprar votos na eleição de 7 de outubro. Por enquanto o caso ainda está na fase de inquérito. Laryssa foi a 2ª candidata mais votada na cidade histórica e foi a grande surpresa da eleição. Mas no dia seguinte uma multidão se formou na casa frente da casa dela para cobrar os recursos prometidos se ela vencesse. Aproximadamente 1500 pessoas estavam na manifestação, de acordo com a imprensa local. A vereadora eleita nega que tenha feito algo ilícito.

Crematório
Durante entrevista na Rádio CBN na tarde de ontem, Ratinho Junior apresentou uma nova proposta caso vença o 2º turno das eleições de domingo. O candidato quer criar um crematório municipal na capital paranaense. Ele explicou que a falta de jazigos na capital paranaense obriga a cidade ter uma alternativa para o problema. Antes do agravamento do problema. 

Sem crise
Ratinho Junior teve uma maratona de compromissos em rádios de Curitiba. Em todas as entrevistas fez questão de esclarecer de que a coligação Curitiba Criativa não passa por crise e que as informações divulgadas pela imprensa eram erradas. Para provar que a campanha dele está toda paz e amor, apareceu acompanhado do advogado Guilherme Gonçalves na rádio CBN. Bem humorado, Ratinho afirmou que a campanha estava terminando e o momento não era hora de perder nomes importantes pela corrida da chave do Palácio 29 de Março.

Dupla função
Os vereadores de Curitiba aprovaram ontem uma lei proibindo que motorista exerçam dupla função no transporte coletivo. Em linhas de movimento menor, os profissionais do volante atuam também como cobradores. Para as empresas continuarem dispensando o uso de cobradores deverão fazer adequações nos coletivos e incorporarem máquinas eletrônicas de cobrança, como as utilizadas nos ônibus americanos.

13 motivos
O deputado estadual e candidato à prefeitura de Maringá EnioVerri distribuiu panfleto eletrônico explicando 13 motivos para a população votar nele no 2º turno das eleições municipais de domingo. No mesmo dia, as redes sociais mostravam um panfletocom 13 motivos para os maringaenses não aderirema candidatura de Verri. O número um não poderia ser outro: o mensalão.

Lousa interativa
O deputado Fábio Camargo (PTB) apresentou requerimento, com 21 assinaturas, para constituição da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar e apurar a atuação administrativa dos síndicos e administradores nos processos de falência e recuperação judicial no Paraná. Serão levantados os créditos devidos ao erário público e créditos trabalhistas. **** O vereador Professor Galdino esteve esta semana em Ponta Grossa para fazer campanha para o candidato do PPS à prefeitura, Marcelo Rangel. O estilo dele para pedir votos parou o centro daquela cidade. Na próxima eleição, Galdino não fará apenas votos em Curitiba, mas ganhará apoios em outras cidades do Paraná. **** Hoje será divulgada uma nova pesquisa eleitoral em Curitiba: a do Ibope.