A Operação Eleições da Polícia Militar do Paraná registrou até às 8h desta segunda-feira (29) 12 ocorrências envolvendo delitos eleitorais nas cidades que tiveram segundo turno. Onze pessoas assinaram termo circunstanciado e uma jovem foi presa em flagrante por agredir uma mesária. O esquema de segurança da PM contou com mais de 3 mil policiais militares, 1.410 na capital. Apesar de historicamente os segundos turnos serem mais tranquilos tivemos um pleito surpreendentemente tranquilo, avalia o comandante-geral da PM, coronel Roberson Luiz Bondaruk. 

Em Curitiba, por volta das 10h30, dois homens, ambos de 36 anos, foram detidos por boca de urna no Bairro Alto. A PM apreendeu o material e advertiu-os, no entanto continuaram no local fazendo tumulto, e foi preciso encaminhá-los ao Fórum Eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral, relatou Bondaruk. 

Também pela manhã, um rapaz, de 23 anos, e um homem, de 37, foram abordados, na mesma região, por consumir bebidas alcoólicas e promover desordem. A atitude fere a resolução da Lei Seca, assinada pelo secretário da Segurança Pública, Cid Vasques, para o segundo tuno das eleições, disse o comandante-geral.

INTERIOR – Em Maringá, por volta das 16h, duas pessoas foram encaminhadas para assinar termo circunstanciado, por fazer boca de urna nas proximidades do Colégio Unidade Pólo. A solicitação foi feita pelo juiz. 

Em outra zona eleitoral, na Escola Municipal Zuleide Samways Portes, uma mulher, de 25 anos, foi presa após agredir uma mesária. De acordo com os policiais, ela aparentava ter problemas psíquicos e foi encaminhada à Delegacia da Polícia Federal.

Em Ponta Grossa, às 11h30, um político foi detido no bairro Bonsucesso. Denúncias do Fórum Eleitoral indicavam que um ex-candidato a vereador distribuía panfletos e santinhos, relata o coronel. A equipe da PM localizou um veículo do suspeito, com grande quantidade de material de divulgação de um candidato a prefeito. O veículo e o condutor foram encaminhados ao Fórum Eleitoral e, depois, o automóvel foi levado ao pátio do 1.º Batalhão da PM. 

Mais tarde, no Clube Verde, centro da cidade, um rapaz foi encaminhado ao cartório da PM por circular pela zona eleitoral carregando uma bandeira partidária. 

Em Cascavel, às 13h40, uma mulher foi encaminhada por desacato ao mesário no Colégio Hermes Vesaro, bairro Santo Onofre; às 14h30 uma pessoa foi presa por agitar uma bandeira de candidato no veículo, no bairro Brasília I. Mais tarde uma pessoa foi conduzida por consumir bebida alcoólica perto de um colégio, no bairro Morumbi; e às 16h30 outro eleitor foi detido por filmar o momento em que estava votando.