Redefinição de forças

01/11/12 às 00:00 por Fernando Tupan

As eleições chegaram ao fim. Temos um novo prefeito em Curitiba e 38 vereadores. O momento agora é de se alinhar com um futuro. Estarei participando desse novo momento político em Curitiba e a partir de amanhã estarei cuidando apenas do blog do Tupan.
A carga de trabalho me motivou a ficar apenas com o blog. Nos últimos 4 meses foram 16 horas de trabalho diário, de domingo a domingo, entre preparação de matérias, conversas, telefonemas e leituras. Adorei o que fiz. Em alguns momentos fui acusado de defender um candidato, depois outro e assim por diante.
O blog continuará contando os bastidores da política curitibana e paranaense, de um ponto de vista ácido e sem a preocupação de olhar para o lado direito ou para o lado esquerdo. Vou continuar analisando todas as redefinições de forças e as consequências dos movimentos nos bastidores. Esse não é o último adeus. Vai ser o primeiro. Logo estarei de volta.

Alternativa
O tucano Professor Galdino está se colocando como alternativa para a presidência da Câmara Municipal de Curitiba. Ele vem conversando com vereadores novatos e expondo o plano para o mandato de 2 anos. Galdino não tem melindre de ligar até seis vezes para um mesmo número, com a finalidade específica de convencer um possível eleitor de que ele é a melhor opção para substituir João do Suco.

Cantinho
O PPS está certo que vai ganhar pelo menos uma secretaria no novo governo do pedetista Gustavo Fruet. Nos bastidores, o presidente da legenda, o deputado federal Rubens Bueno, vem trabalhando para o partido abocanhar a secretaria da Copa. Para entregar para o novato Paulo Rink, ex-jogador do Atlético Paranaense, Santos e seleção alemã.

Retorno
A ida de Paulo Rink (PPS) para ocupar o lugar do atual Secretário Luiz de Carvalho resolveria um grande problema para a família Bueno. A vereadora Renata Bueno é a primeira suplente do partido e assumiria no caso do prefeito eleito Gustavo Fruet (PDT) formalizar o convite ao novo vereador.

Ponte
A presença de Renata Bueno (PPS) na Câmara poderá turbinar outra pretensão da vereadora. Ela trabalhará durante parte do próximo ano a candidatura para deputada. Mas não no Brasil em 2014, na Itália em 2013. Os brasileiros, com dupla nacionalidade, poderão escolher no próximo ano três deputados e dois senadores. Renata acredita que tem chances de entrar na disputa para vencer.

Reflexo
Os petistas também estão se movimentando nos bastidores para emplacar alguns nomes no secretariado do novo governo de Gustavo Fruet. As pretensões aumentaram após a consumação da vitória no domingo. Na terça-feira, durante o velório da vereadora Nely Almeida na Câmara Municipal de Curitiba, a presidente do diretório do PT, Roseli Isidoro, conchavava com o vereador Pedro Paulo sobre o papel que o partido terá no próximo ano no governo do pedetista.

Namoro
A chegada do Partido dos Trabalhadores à prefeitura de Curitiba apoiando Gustavo Fruet despertou o desejo por cargos. Roseli Isidoro, que naufragou na eleição de 7 de outubro, deve ser acomodada em alguma secretaria. Outro nome que pode terum lugar ao sol é JonnyStica. No início do processo eleitoral ele era favorito para assumir a Fundação Cultural de Curitiba. Mas nos últimos dias cresceram as especulações de que o petista poderia acabar na URBS. Jonny é arquiteto e o currículo dele se enquadra no perfil para a pasta.

Outra função
A petista Professora Josete começou sonhando na eleição em ser secretaria da Educação Municipal e agora parece que vai ter que se contentar com outra função no próximo governo. Nos bastidores há uma movimentação para que ela assuma a liderança do governo na Câmara de Curitiba. Mas antes ela terá que passar a rasteira em alguns pretendentes ao cargo para ficar com o cetro.

Lousa interativa
O preço da gasolina subiu no início da noite de ontem. O Ministério Público agora vai investigar se está tendo formação de cartel na capital paranaense. Da maneira que o aumento foi conduzido suspeita-se que tem algo errado no ar. A Polícia Federal será acionada para comandar as investigações. O famoso Guardião poderá revelar informações que deixará muita gente encrencada na frente das bombas. **** Gustavo Fruet (PDT) definiu dois nomes da equipe de transição. Agora é o prefeito Luciano Ducci que definiu o nome de Homero Giacomini para ser o coordenador de transição. Em alguns dias as equipes irão iniciar os trabalhos na prefeitura de Curitiba. **** Não será surpresa se o governador Beto Richa anunciar uma reforma no secretariado assim que retornar do giro pela Europa, Ásia e Oriente Médio onde foi tentar atrair investidores para instalarem empresas no Estado. Beto agora terá que encontrar lugar para os novos aliados e dispensar aqueles que tiveram desempenhos inconsistentes nos primeiros 22meses de governo.

Leia mais notícias no
SITE: www.bemparana.com.br/tupan

TWITTER: @fernandotupan  
FACEBOOK: @ Fernando tupan

1 Comentário

Você precisa acessar o seu perfil para comentar nas matérias.

Borsat
A ida de Paulo Rink para a Secretaria da Copa seria um golaco do Fruet. O novo vereador tem todas as condicoes para assumir o cargo, morou anos na Europa, fala diversas linguas, participou de uma Copa do Mundo, pelo lado de dentro, foi jogador da selecao alema em 2002, e conhece tudo do Atletico Pr.... Ja o retorno da Renata para a Camara....
Últimas de Coluna do Tupan
Coluna do Tupan Movimento
Coluna do Tupan Relações
Coluna do Tupan Rumo a 2014
Blogs
Ver na versão Desktop