Férias na Cidade do Sol
As férias de fim de ano estão chegando e, para quem ainda não se programou para onde vai descansar a Coluna de hoje vai dar uma boa dica no Nordeste brasileiro: a simpática capital potiguar Natal, mais conhecida como a Cidade do Sol!. Um destino que certamente vai agradar em cheio para quem gosta de praias exuberantes e uma culinária muito saborosa.
A primeira coisa a se fazer é escolher um hotel bem localizado – de preferência em Ponta Negra – tem hotel e pousadas para todos os bolsos. É preciso também alugar um carro, pois existem praias distantes que valem a pena descobrir e, porque não?, passar uns dias por lá. Uma dica preciosa: evite viajar para o litoral Norte. É uma roubada. Praias ventosas, de areias duras e cheias de buggys, que só servem para quem gosta de praticar o Kite Surf.
Em Natal existem programas turísticos quase obrigatórios: passear em Ponta Negra até o famoso Morro do Careca (uma duna gigante que é símbolo da cidade), visitar o Forte dos Reis Magos, ir as compras nos centros de artesanato, fazer um passeio de buggy pelas praias, dançar no forró do turista e comer no restaurante Camarões. Mas tem outras pedidas que não são tão conhecidas pelos visitantes de primeira viagem…
Uma delas é jantar no bairro de Petrópolis, especialmente no restaurante Agaricus (Rua Afonso Pena, 529 Tel: 3211-4796). Não é muito barato, mas o preço também não é um absurdo. Lá tem um polvo de entrada que é fantástico. Um outro programa que também vale a pena é ir no badalado – pelos jovens locais – Bodega Bar (Av. Xavier da Silveira, 1898 – Tel: 3201-4140) em Morro Branco e experimentar a Carne de Sol na Nata. Uma delícia.
No quesito consumo, para comprar uma boa rede, manta ou colcha vá direto nas lojas das Redes Santa Luzia (www.redesantaluzia.com.br), são as melhores. Se você quiser dar uma renovada no guarda roupa de praia a marca de biquinis, sungas e cangas que é bem bacana é a Fio-a-Fio Beach que tem no shopping de Ponta Negra ou no Midway Mall (mais conhecido em Natal como o Me dei mal). Um shopping bem bacana com o moderno teatro Riachuelo. No verão sempre tem uma boa programação. Vale a pena.

Litoral Sul
Para passear a melhor praia off-Natal é Baia Formosa, que fica depois da Pipa (no litoral Sul). O local, bem diferente da badalada e superpovoada Pipa, é simples. Não tem grandes infra-estruturas, mas normalmente é isso que é bom numa praia nordestina. Para se hospedar, tem uma boa pousada, a preços convidativos, chamada Miranda’s Pousada – Telefone (84) 3244-2207. Se for para lá, não deixe de fazer um passeio de buggy até a fronteira com a Paraíba e almoce no Ombak, um restaurante que fica na praia do Sagi – que é próximo a Baia Formosa – e serve um camarão na pitanga que é de comer ajoelhado. Para acompanhar peça uma caipirinha de abacaxi, no próprio abacaxi, que você esquece da vida.
Outra pedida, mais próxima a Natal é uma praia na frente de um hotel chamado Paraíso das Tartarugas (www.paraisodastartarugas.com.br/home.html) – fica a meia-hora de carro de Natal, na praia de Tabatinga logo depois da praia de Búzios. O bom é que você não precisa se hospedar para usar a estrutura do hotel (piscina, chuveiro, banheiro, mesinhas e garçons com cerveja bem gelada), só pagando o que consumir. A praia é muito boa, principalmente na maré baixa.
No caminho de volta é obrigatório comer uma paçoca de pilão no restaurante Paçoca de Pilão (pacocadepilao.com.br/), em Pirangi do Norte – próximo ao maior cajueiro do mundo (cuja parada não vale a pena!). A paçoca é uma carne de sol amassada (pilada) com farofa, Acompanha manteiga de garrafa e macaxeira. Mas atenção: cuidado com as blitz da Polícia. Lá eles têm um rigor muito grande com a Lei Seca. Aproveite e boas férias!

Por do sol em Natal

Jangada em Baia Formosa

Trilha de Buggy em Baia Formosa

Lagoa da Coca-Cola em Baia Formosa

Caju a fruta do verao em Natal

Praia de Buzios – RN

Pousada Paraiso das Tartarugas

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *******

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *******
Rodrigo Browne
[email protected]