O Memorial das Vítimas de Trânsito, no Parque Barigui, foi palco de homenagens ontem, no Dia Mundial em Memórias às Vítimas do Trânsito. Às 11 horas foi feita uma celebração no Memorial, com depósito de flores amarelas por Policias e Agentes de Trânsito. Também houve uma oração ecumênica, soltura de balões amarelos e uma revoada de pombos em reverência à memória às vítimas de acidentes de trânsito.
Todo terceiro domingo do mês de novembro é celebrada a data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), para homenagear as pessoas que morreram em acidentes de trânsito no mundo inteiro. A proposta deste ano é Agora é hora para aprender com o passado.
A programação da Prefeitura para lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito começou na quarta-feira, com um ato público na Boca Maldita, onde foi montado um painel com 10 metros de comprimento para as pessoas colocarem mensagens homenageando os familiares e amigos que foram vítimas de acidentes de trânsito.
Durante a Maratona Internacional de Curitiba, que também acontece ontem, foram colocados ao longo do percurso por onde passaram os atletas carros que sofreram acidentes de trânsito, para lembrar as consequências dos acidentes.
Homicídios culposos — No dia 9 de novembro, o governo divulgou uma estatística preocupante no trânsito. Os homicídios culposos (sem intenção de matar) de trânsito tiveram aumento de 8,57% no Paraná este ano. Foram 1.902 ocorrências de janeiro a setembro, contra 1.739 no mesmo período do ano passado. Em Curitiba, houve queda de 7,73% (194 no ano passado e 179 em 2012). As informações estão no relatório estatístico criminal relativo a este delito, divulgado pela Secretaria da Segurança Pública.
Podem ser enquadrados como homicídios culposos de trânsito imprudência no volante e negligência, por exemplo. Os bairros da capital com maior número de ocorrências são CIC, com 20 crimes; Centro (15); Tatuquara (13); Pinheirinho (10); Portão e Xaxim (7).