A ONG Pense Bicho está lançando a sua campanha de final do ano. Com o mote Animal não é brinquedo, a organização quer conscientizar a população sobre a importância da guarda responsável de animais, com dois objetivos: combater o comércio abusivo de animais no Natal; e, evitar o abandono de animais nesta época do ano, por causa das férias.
 
O número de animais abandonados em Curitiba cresce neste período porque muitas pessoas largam seus gatos e cachorros nas ruas para aproveitar as férias. Além disso, queremos combater um hábito comum entre as pessoas de darem animais comprados em pet shops sem que as famílias estejam preparadas para recebê-los, o que muitas vezes provoca abandonos e maus tratos, explica o presidente da Pense Bicho e secretário do Comupa (Conselho Municipal de Proteção Animal de Curitiba), Aurélio Munhoz.
 
Além disso, Munhoz alerta sobre a poluição sonora que acontece na época de final de ano. Muitos sabem que a audição dos bichos é bem mais avançada que a dos homens. Por isso, eles sofrem muito mais com o barulho provocado pelos humanos, como os fogos de artifícios, diz. 
 
Para Bárbara Mathieu, diretora da Pense Bicho, o Réveillon é, para os animais, uma tormenta. O barulho dos fogos de artifício é uma violência contra os bichos, pois os deixam estressados e violentos. Antes da festa, é preciso que o dono cuide do seu companheiro, medicando e deixando-o em um lugar seguro, para que tal situação não o prejudique, revela.
 
A campanha de final de ano da ONG Pense Bicho vai intensificar nos próximos meses a panfletagem com mensagens de conscientização para a população em geral. Para mais informações: www.pensebicho.org.
 
Sobre a Pense Bicho
 
A Organização sem fins lucrativos Pense Bicho tem cunho 100% educativo e social que alerta, informa e conscientiza o cidadão urbano em relação à guarda responsável de animais domésticos.
 
A Pense Bicho vê na educação, na mudança de valores e na interação saudável e ética entre homem, animal e meio-ambiente a resposta ao problema da violência. A ONG acredita na necessidade da educação permanente da sociedade. Os projetos buscam esclarecer causas e não consequências.