O dia 01 de dezembro é o dia mundial de combate à AIDS. E apesar de recentemente dados do Ministério da Saúde e do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) mostram que a incidência da aids no País e no Paraná diminuiu -, em 2011, foram 20,2 casos para cada 100 mil habitantes no País, os cuidados não podem relaxar. Segundo a médica ginecologista Maria Leticia Fagundes, as mulheres, em especial, devem redobrar os cuidados já que são biologicamente mais vulneráveis em contrair o vírus HIV. 
 
Isso porque a mucosa genital feminina é menos espessa e a superfície é maior, gerando maior área de contato. Além disso, o sêmem quando infectado possui maior concentração do vírus do que a secreção vaginal, explica a médica. 
 
Para se cuidar, a solução é mais simples do que se pode imaginar, segundo Maria Leticia. A camisinha feminina ou masculina são as maiores aliadas no combate à AIDS. A mulher não deve se submeter à decisão do parceiro de não se proteger. Se proteger é se valorizar e essa é uma decisão íntima e particular sua, diz. 
 
Ainda segundo Maria Leticia, há 20 anos a proporção era de uma mulher contaminada para seis homens. Hoje é uma mulher para 1,7 homem portador do vírus HIV. 
 
Vale lembrar que atualmente graças à evolução da medicina e inúmeras pesquisas na área, a AIDS não é mais uma sentença de morte, porém conviver com ela é uma caminhada dolorosa. Hoje em dia também é possível que uma mulher com AIDS tenha um filho completamente saudável uma vez que seja feito o pré-natal de forma rigorosa, com acompanhamento da gestação pelo médico, completa a médica.
 
Serviço – Curitiba possui o COA – Centro de Orientação e Aconselhamento que realizam os testes em até 40 minutos de forma gratuita. 
 
O COA (Centro de Orientação e Aconselhamento) é um serviço de prevenção em HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, que realiza diagnóstico do HIV através de Teste Rápido, acompanhado de aconselhamento, de forma anônima, gratuita e confidencial. Horário para a coleta de exames de HIV: Segunda a sexta-feira 8h às 17h.
 
Disk Aids: 3322-2200.
Endereço: RUA DO ROSARIO, 144
Complemento: 6º ANDAR
Bairro: São Francisco Curitiba – PR
Regional: Matriz
Telefone: (41)3321-2781, (41)3321-2781  Ramal: 33212779