Os 40 anos da Helisul Táxi Aéreo, do empresário e comandante Eloy Biesuz, foram comemorados ao estilo do executivo, em meio às aeronaves, amigos e familiares. Na noite da celebração, em 30 de outubro, a festa contou com a presença do presidente da Helibras, Eduardo Marson Ferreira, que fez a entrega de mais duas aeronaves à Biesuz — o seu maior parceiro na região, com 58% da frota fabricada pela Helibras.

A Helisul reforçou a frota um AS350 B2 Esquilo e um EC130 B4, da mesma família. O EC 130 B4 é um monoturbina leve, ultra-silencioso, espaçoso e com o mesmo padrão de eficiência das aeronaves Esquilo, um dos modelos mais bem aceitos da companhia no mercado. Já o B2 é um helicóptero monoturbina leve para 5/6 passageiros e 1 piloto. Equipado com um motor Turbomeca Arriel 1D1, apresenta melhor desempenho em altitudes elevadas e em temperaturas altas.  Além desta duas novas aeronaves, há outras três compradas pela Helisul, na linha de montagem da Helibras, em Itajubá (MG).

Com mais de 15 mil horas de voo, o comandante Biesuz ressalta, que além de continuar a oferecer os melhores serviços para o segmento de turismo e executivo, pretende solidificar o transporte aeromédico da Helisul. Atualmente, a empresa oferece o serviço de remoção de doentes graves por meio de aviões do tipo jato (Learjet 45 da Bombardier), turbo hélice (Super King Air 200, da Beechcraft) e helicóptero (B.0. 105 S5 Super Five – Biturbina, da Eurocopter) para todo o território nacional e das Américas.

As aeronaves são equipadas com ventilador de transporte Oxilog 3000 Dräger, ventilador de transporte para neonatal Cross Vent, incubadora de transporte para recém nascidos Fanem, bomba infusora Anne, monitor cardíaco, cardioversor e desfibrilador Phillips, colete de imunização dorsal, tracionador de fêmur adulto e pediátrico, sistema de aspiração de secreções portátil, kits para parto, suporte para gases medicinais, macas e demais equipamentos necessários. A tripulação da Helisul é formada por médicos e enfermeiros capacitados em serviços aeromédicos.
Para o futuro da Helisul, Biesuz conta que pretende, em 2013, fazer uma grande reestruturação da empresa. A empresa começou, há 40 anos, comigo e mais dois irmãos, e cresceu. Mas agora, que estou com 59 anos, está na hora de profissionalizar, de organizar a empresa, afirma.

Pai de quatro filhos, Rafhaela, Mariana, Pedro e Humberto, o empresário, que não deixa de lado a cuia do chimarrão, diz que pretende fazer uma auditoria na empresa para organizar. Não quero ver aqui aquele ditado ‘Pai rico, filho remediado e neto pobre’, brinca. Por isso, essa é a minha meta para 2013, reestruturar e organizar a empresa, diz.

Na festa de comemoração dos 40 anos da Helisul estiveram presentes vários amigos, como Alceni Guerra, Luiz Alberto Dalcanale, Sérgio Botto de Lacerda, Rodrigo Barrozo, Antônio Carlos Garcia, entre outros.

Histórico — A Helisul Táxi Aéreo foi criada em 1972 e adquirida, em 1979, pelos comandantes Eloy Biesuz e Celso Biesuz, responsáveis pelo forte crescimento da empresa no mercado. Na época, a empresa eram 10 pessoas e três aeronaves. Hoje, 40 anos depois, são 46 aeronaves, cerca de 260 funcionários e tem bases em Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro, Jacarepaguá, Florianópolis, Belém, Manaus e Marabá.

A Helisul Táxi Aéreo oferece ainda o serviço de manutenção de aeronaves para terceiros nos hangares destinados à mecânica. O portfólio da empresa é formado por empresas voltadas ao segmente de energia, petróleo, meio-ambiente, público e privado, como Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, Petrobras, Copel, Eletrosul, Globo, Ibama, entre outros.

Serviços oferecidos pela Helisul:
Aerolevantamento
Aerodemonstração
Aeropublicidade
Aeroreportagem
Aeroinspeção
Aerocinematografia
Aerofotografia
Carga Externa
Voo Panorâmico
Combate a incêndios