Estados Unidos  — Os serviços de espionagem dos Estados Unidos e de Israel detectaram nos últimos dias o que afirmaram ser movimentações de armas químicas por parte da Síria, o que levou o governo norte-americano a declarar ontem que não vai aceitar o uso desse tipo de armamento pelo governo do presidente da Síria, Bashar Assad. No entanto, não foram apresentadas provas que sugerissem o possível uso do material supostamente armazenado pelo governo sírio. Em reação à denúncia, vinda de fontes no setor norte-americano de defesa, o governo sírio assegurou que jamais usaria armas químicas contra seu próprio povo. A declaração de Damasco foi feita em nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores. A Síria não usará armas químicas, se houver alguma, contra seu próprio povo sob nenhuma circunstância, diz a nota da chancelaria síria, tomando o cuidado de não confirmar a existência do suposto arsenal.

Assentamentos
Israel  — Cinco nações europeias convocaram hoje os embaixadores israelenses em suas respectivas capitais para denunciar o plano de Israel de construir três mil casas de assentamentos judaicos na Cisjordânia e Jerusalém Oriental. Os Estados Unidos também criticaram os planos ontem, mas não chegaram ao ponto de convocar o embaixador israelense em Washington. As convocações de França, Reino Unido, Suécia, Dinamarca e Espanha aumentam as tensões entre o Estado judeu e aliados europeus que ajudaram a Palestina ser reconhecida como Estado observador perante a Organização das Nações Unidas (ONU).

Papa no Twitter
Vaticano  — O papa Bento XVI vai começar a usar o Twitter em seis idiomas diferentes a partir de 12 de dezembro sob usuário @Pontifex. Segundo comunicado pelo Vaticano ontem, o líder religioso usará o formato de perguntas e respostas, focando-se sobre temas relacionados a fé (em 140 caracteres). Bento XVI enviou sua primeira mensagem na rede social no ano passado a partir da conta do Vaticano para lançar o portal de notícias Holy See. O assessor de comunicação do Estado papal, Greg Burke, disse em uma entrevista coletiva que o nome do usuário (@Pontifex) foi escolhido para a conta pessoal do religioso porque significa papa em latim e também construtor de pontes, sugerindo unidade.

Aquecimento
Catar  — Os Estados Unidos questionaram ontem a visão da China sobre como dividir as responsabilidades de reduzir a emissão de carbono no mundo, alegando que a divisão entre pobres e ricos, típica dos acordos passados sobre clima, não tem mais espaço no futuro pacto da luta contra o aquecimento global. O enviado dos EUA às negociações internacionais sobre clima no Catar, Todd Stern, afirmou que o próximo acordo deve se basear em considerações do mundo real em vez de uma ideologia que indica que vamos desenhar uma linha no meio do mundo. Pequim quer manter a divisão entre países desenvolvidos e nações em desenvolvimento, impondo regras mais brandas sobre o corte de emissão de gases para os países mais pobres.

Renúncia
Rússia  — O primeiro-ministro da Ucrânia e sua equipe de governo renunciaram ontem, segundo um comunicado divulgado no site presidencial. O primeiro-ministro Mykola Azarov e o seus ministros deixam o poder em meio à turbulência econômica causada pela queda da demanda por aço e produtos químicos do país. A Ucrânia também tenta reativar o programa de empréstimos do Fundo Monetário Internacional (FMI). Segundo analistas, a posição de Azarov já estava em perigo com o enfraquecimento da moeda do país, a hryvnia, e a alta do déficit comercial. O governo também falhou em assegurar a redução do preço dos suprimentos de gás russo.

Inspeção
Japão  — O governo do Japão ordenou ontem a inspeção imediata de todos os túneis do país horas depois de um desabamento ocorrido no interior de um deles, em uma estrada cerca de 80 quilômetros a oeste de Tóquio, na região de Yamanashi, ter provocado a morte de nove pessoas. Parte do teto de um túnel desabou sobre carros que passavam pelo local no fim da noite de domingo, pelo horário local, matando pelo menos nove pessoas e deixando outras duas feridas, segundo informações oficiais. As nove vítimas estavam viajando em três veículos no túnel construído em uma estrada que liga a capital à região central do país. Com o acidente, dois carros pegaram fogo, produzindo uma fumaça escura que inicialmente impediu as ações das equipes de socorro.

Herdeiro real
Reino Unido  — O príncipe William e a princesa Kate esperam seu primeiro filho, informou ontem o Palácio de Saint James por meio de nota. O anúncio da gravidez de Kate Middleton ocorre pouco mais de um ano e meio depois do casamento real. Funcionários do palácio disseram que a duquesa de Cambridge sentiu fortes enjoos pela manhã e encontra-se em repouso em um hospital de Londres. O príncipe William fazia companhia à esposa, ainda segundo informações divulgadas pelo palácio. William é o segundo na linha de sucessão ao trono do Reino Unido, atrás apenas de seu pai, o príncipe Charles. Com isso, considera-se elevada a probabilidade de seu primeiro filho ou filha vir um dia a tornar-se monarca. Funcionários do palácio disseram que, seja menino ou menina, o nascimento da criança a colocará automaticamente atrás de William na linha de sucessão ao trono.