Bárbara Magalhães

Vizinho do Sul
Montevidéu, a capital do Uruguai, é uma cidade extremamente charmosa e acolhedora. Boa de visitar. Chegando ao Aeroporto Internacional de Carrasco já é possível perceber a simpatia e a educação dos nossos vizinhos do Sul. Para ir ao hotel pode pegar um taxi sem medo – lá as tarifas não são abusivas.
Para se hospedar em Montevidéu existem muitas opções: dos hotéis mais tradicionais (e antigos) como o bem localizado Hotel Embajador (www.hotelembajador.com.uy), ou hospedagem numa grande rede, como no Hotel Four Points by Sheraton (www.fourpoints.com/montevideo) que também é bem central e fica do lado da prefeitura de Montevidéu. As tarifas variam de acordo com a temporada, mas a média da diária é U$120 (4 estrelas).
A capital uruguaia é o paraíso para quem aprecia uma boa carne. Um dos locais mais visitados é o Mercado del Puerto, centro gastronômico situado num antigo mercado de ferro de 1868. Lá existem dezenas de opções de churrascos – todos eles feitos em

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

churrasqueiras que não utilizam carvão, e sim lenha selecionada que, ao virar brasa, dá outro sabor a carne. Entre tantas opções… não arrisque: vá ao tradicional e sensacional El Palenque (www.elpalenque.com.uy/portugues montevideo/montevideo.htm) peça um Super Baby Palenque (carne extremamente macia), um cordero, um entrecot e um queso parrillero (provolone assado na grelha, dentro de uma mini frigideira). Para acompanhar um vinho Tannat uruguaio.
Após o almoço faça uma caminhada pela Ciudad Vieja – que tem o ótimo museu Torres García (Peatonal Sarandí 683) com obras do famoso artista plástico uruguaio. Outra pedida é caminhar na Rambla, o calçadão que fica ao lado do Rio da Prata (o mar de Montevidéu) ou, se preferir, andar pela Avenida 18 de Julio – que começa na Plaza Independência (que tem um Memorial para Jose Artigas – herói do Uruguai). A partir da Praça a avenida é possui várias lojas e riqueza arquitetônica de seus edifícios como Palácio Salvo, Palácio Santos e a Universidade da República. Para os amantes da arquitetura é um passeio que envolve maravilhosas expressões do Art Decó.
A gastronomia uruguaia oferece opções saborosas para todos os bolsos. Para quem quer fazer apenas um lanchinho para enganar a fome, a melhor opção é a rede de fast-food La Pasiva, que tem um dos melhores cachorros-quentes do mundo! que eles chamam de frankfurters, e pode (e deve) ser acompanhado por uma mostarda de fabricação própria.
Há também uma culinária gourmet bastante sofisticada. Uma das melhores pedidas – principalmente no jantar – é o Francis (www.francis.com.uy/indexPOR.html ), um restaurante diferenciado e com um menu sensacional. O preço é justo pela qualidade dos pratos: entre eles o provolone recheado com presunto de Parma ou o Bife Ancho… mas ainda existem várias opções de risotos, frutos do mar e até sushi. Um detalhe: ao contrário do Brasil, no Uruguai o couvert não é opcional. Você paga aceitando ou não os pãezinhos e as pastas. Nesse restaurante é bom reservar antes para não ter surpresas- tel: 2711-8603 ou [email protected].
Para as compras há opções para todos os perfis de consumidor. Um dos melhores shoppings é o Montevideo Shopping, em Pocitos – lá, além das lojas de grifes, tem também as lojas de rede do Uruguai (TaTa, Parisien, e a ótima Manos de Uruguay) com produtos que a gente não encontra no Brasil, além do supermercado Tienda Inglesa que é bem variado e dá para comprar vinhos e doce de leite com preço mais em conta.
Finalmente o programa de domingo… a Feira de Tristán Narvaja. Uma dica é do tipo ame ou odeie. Essa é a maior e mais popular feira de Montevidéu que ocorre aos domingos de manhã, na rua Tristán Narvaja. É um dos típicos passeios da cidade. A oferta de artigos é tão vasta e rica quanto extravagante. Você pode comprar o tradicional macarrão para o almoço de domingo, livros, vinis, antiguidades, blusão de lã, pneu de carro, móveis… ou simplesmente sentar numa mesa de bar, pedir uma Zilertal (a melhor cerveja do Uruguai) bem gelada e observar o povo passeando.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Feira de Tristán Narvaja

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Monumento à José Artigas

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Praça da Independência

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Detalhe da arquitetura

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *******
Rodrigo Browne
[email protected]