Praia do Sancho

Esmeralda do Atlântico – II
O arquipélago de Fernando de Noronha é espetacular, tanto nas praias do mar de fora – voltadas para o Atlântico – quanto para as do mar de dentro – que tem, além do horizonte, o estado de Pernambuco (situado a 300 km), responsável pela administração do local (www.noronha.pe.gov.br ).
Existem duas épocas bem distintas para visitar a Ilha. Nos meses do verão é quando sobe o swell, ou seja é o período das ondas perfeitas que fazem o delírio da galera do surf, mas afastam os banhistas pela violência do mar. No inverno é o contrário, mar calmo e tranqüilo.
O cotidiano de Noronha consiste em acordar, ir a praia e conhecer cada cantinho do paraíso. De manhãzinha, a pedida é visitar o Mirante dos Golfinhos. Lá é possível ver enormes cardumes de golfinhos rotadores saindo para pescar e se exibindo com suas cambalhotas no ar.
Depois, é hora de caminhar nas praias. Para isso recomenda-se muita disposição, um calçado adequado para não queimar os pés nas pedras e toneladas de filtro solar, pois o sol é inclemente. Dependendo da quantidade de dias que for ficar por lá o ideal é no primeiro dia conhecer as praias de dentro – Cachorro, Conceição, Boldró, Americanos, Cacimba do Padre (com os famosos rochedos Dois Irmãos) e a fabulosa Baía do Sancho (uma das praias mais bonitas do mundo!). E no dia seguinte passear pelas praias de fora: Sueste, Atalaia e Leão – essas duas últimas normalmente são fechadas por causa da desova das tartarugas.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Mirante do Boldró

Outro passeio que vale muito a pena é mergulhar de planasub. Diversas empresas oferecem esses mergulhos onde o turista – equipado com máscara, snorkel e uma pranchinha de acrílico – é rebocado por uma lancha e pode conhecer as maravilhas do fundo do mar, numa água cristalina que permite você enxergar a riqueza da fauna e da flora marinha. Imperdível.
No final de tarde o programa é ver o pôr-do-sol magnífico no Mirante do Boldró, com direito a trilha sonora do Bolero, de Ravel. A noite, sempre às 20 horas, tem palestras gratuitas (com direito a filme) na sede do projeto Tamar – com biólogos que falam sobre a preservação das tartarugas marinhas, golfinhos, tubarões, entre outros assuntos, dependendo do dia. E para quem ainda tiver energia, tem um famoso forró na praia do Cachorro que integram turistas e ilhéus. O paraíso é lindo, mas custa caro.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Entardecer na Baia de Santo Antonio

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Piscinas naturais na Praia do Atalaia

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *******
Rodrigo Browne
[email protected]