As altas temperaturas sugerem o uso de roupas mais curtas, que deixam as pernas de fora. Porém, muitas mulheres preferem não abrir mão de calças compridas, com vergonha de mostrar os vasos aparentes e as varizes. 

A circulação sanguínea tem duas vias principais: as artérias, que levam o sangue do coração até as extremidades do corpo, e as veias, responsáveis pelo caminho de volta. Na volta, é preciso vencer a ação da gravidade. E, com o tempo, essa pressão gera uma força contra as paredes das veias, que dilatam tornando-se mais aparentes, explica o angiologista Ary Elwing (CRM- 22.946), especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser. Ao dilatar, as veias não conseguem mais fazer essa circulação de forma tão eficiente causando sensação de peso, cansaço, e em alguns casos provocando uma pigmentação castanha e até feridas.

Para esclarecer um pouco mais sobre o tema, Ary Elwing desvenda mitos x verdades, confira! 

As varizes voltam após a operação?

Mito. As varizes tratadas nunca voltam. Mas isso não impede de outras veias dilatadas aparecerem em outras regiões da perna. Para diminuir o numero  de  novas varizes , faça um tratamento preventivo . Este tratamento pode ser iniciado logo após a cirurgia.

Tomar anticoncepcional causa varizes?

Verdade. Os altos níveis de estrogênio das pílulas anticoncepcionais aumentam a chance de varizes, pois alteram o funcionamento das válvulas do interior das veias. 

A gravidez causa varizes?

Verdade. Devido à alteração hormonal, a gravidez é um dos principais causadores de varizes.  

Usar salto alto causa varizes?

Verdade. , O uso diário de salto alto, por um período prolongado, pode dificultar o bombeamento sanguíneo nas pernas, facilitando o surgimento de varizes. Por isso, é importante alongar as panturrilhas antes e depois de usar salto alto e variar com saltos mais baixos. 

A musculação provoca varizes?

Mito. Uma das principais causas das varizes é o sedentarismo e os exercícios ajudam a prevenir, pois estimulam a circulação sanguínea e evita o aparecimento de veias doentes. No entanto, se a paciente já apresenta sintomas de varizes, é importante consultar um especialista antes de iniciar a prática de atividade física.

As mulheres têm mais chance de desenvolver varizes?

Verdade. Estudos apontam que as mulheres podem ter de duas a três vezes mais varizes que homens. Isso devido aos fatores hormonais e por identificarem o problema mais facilmente. Muitos homens têm varizes que ficam encobertas por pelos.

Já existem cosméticos que eliminam as varizes?

Mito. Não há comprovação científica de que cosméticos eliminem varizes ou possam refazer as paredes de uma veia danificada. Existem cremes que podem aliviar alguns dos sintomas.

As meias elásticas ajudam na circulação sanguínea?

Verdade. Elas podem aliviar as dores e facilitar a circulação do sangue, desde que sejam adequadas à perna do paciente. Por isso, é importante que haja prescrição médica. 

A cirurgia de varizes é perigosa?

Mito. Com o avanço da tecnologia, o procedimento é cada vez mais seguro e eficiente. A retirada de cada veia doente é feita por meio de um pequeno corte e a anestesia é monitorada por equipamentos que controlam a sedação do paciente.

A alimentação influencia na formação de varizes?

Verdade. Uma alimentação balanceada contribui para manter o peso adequado, e isso diminui as chances de desenvolvimento de veias doentes nas pernas. Afinal, pessoas com sobrepeso colocam uma ‘carga extra’ nas veias das pernas.

Ao retirar as veias, a circulação sanguínea fica prejudicada?

Mito. Com a retirada de veias doentes, a circulação tende a melhorar gradativamente, pois o sangue passará a fluir por meio de outras veias mais saudáveis.

As varizes têm causa genética?

Verdade. Se seus pais têm varizes, há mais chances de que você venha a sofrer com o problema.

Depilar as pernas provoca varizes?

Mito. Não há nenhum estudo que comprove a relação da depilação com cera e o aparecimento de varizes. As varizes surgem por predisposição genética, sedentarismo ou hábitos não saudáveis.

Cruzar as pernas causa varizes?

Mito. O que acontece é que se a pessoa permanece muito tempo sentado ou em pé, ao cruzar as pernas, ajuda a obstruir o fluxo sanguíneo. Por isso, é importante não ficar na mesma posição por longos períodos.

Viagens muito longas pode ser fator desencadeante para a formação de varizes?

Verdade. Em trajetos longos de avião ou ônibus, por exemplo, as pernas ficar por muito tempo na mesma posição e comprimidas, aumentando a dificuldade da circulação sanguínea. A dica é se hidratar e movimentar as pernas, com pequenas caminhadas ou o movimento de sobe e desce com o tornozelo e os pés.

As varizes podem levar à trombose?

Verdade. Se a circulação do sangue ficar muito prejudicada devido às varizes, há o risco de ocorrer a formação de coágulos que levam à Trombose Venosa Profunda (TVP).