Fazer o que gosta está diretamente relacionado a não se estressar com as pressões. Ao passo que não gostar do que faz proporciona desgaste desde o horário em que a pessoa acorda até a finalização do trabalho, onde a pressão começa a se tornar perigosa e transformar-se em depressão. Fazer do ganha pão uma atividade prazerosa é algo desejado por muitos, mas poucos conseguem realizar a proeza.

Unir o útil ao agradável
Não parece ser tão simples unir o útil ao agradável. Estudos recentes na área da medicina ocupacional mostram que pessoas que fazem o que gostam estão menos propensas a transformar a pressão do dia a dia em depressão. Esses estudos apontam que a depressão no ambiente de trabalho tornou-se uma preocupação de especialistas em RH e estudiosos em medicina ocupacional.

Pressão em demasia para atingir metas
As pessoas atingidas por sintomas de depressão não percebem os efeitos e sua fase cumulativa, onde a bagagem negativa já se torna parte de seu contexto laboral e familiar, a negação, a irritação, problemas para dormir, preocupação, perda de interesse, tristeza, dores de cabeça e cansaço constantes, dor muscular, falta de apetite, remorso, náuseas, se sentir desvalorizado, entre outros passam a atormentar paralelamente as atividades habituais. O casos de depressão são comuns em empresas que os profissionais estão sobre pressão para alcançar metas e objetivos, onde a barreira do multifuncional é transpassada e atingindo o patamar de sobrecarga.

Fatores geradores de acidentes no trabalho
Casos com esta dinâmica devem ser acompanhados enfaticamente pelo gestor e pela equipe de segurança do trabalho das empresas, afinal este trabalhador torna-se um potencial muito grande em ser fato gerador ou sofredor de acidentes de trabalho, pois se trata de um problema de saúde, o profissional terá seu desempenho afetado devido ao desânimo, tristeza, entre outros sintomas.Já nos casos de depressão mais graves, aconselha-se, muitas vezes a necessidade de que o profissional se afaste do trabalho para recuperação. Ao passo de que todos devem saber que a pessoa não é assim, ela está com depressão.

Apoio da família e empresa
Em relação aos colegas e a família, o apoio é fundamental, suas rotinas de vida devem ser o mais próxima possível ao natural, fundamental que se mostrem disponível para ouvir quem está com depressão. Além disso, as pessoas devem tentar envolver ao máximo o outro nas atividades e até mesmo convidar para eventos externos ou internos da empresa. Conclui-se então que apesar do uso medicinal para combater estes efeitos ainda assim o de maior peso na recuperação é o fator humano, não esquecer jamais que seu amigo precisa de você e o quanto isso é importante para ele, a compreensão, o amor, o carinho seja no mais singelo aperto de mão ou no mais apertado abraço serão lembranças jamais esquecidas por quem precisa de nossa ajuda, estenda sua mão.
Participou:Marcelo Garcia Gouvêa

curtas
* A Redirect Digital Marketing cria para Cimentos Itambé aplicativos inéditos para plataformas Iphone e Android. O lançamento do aplicativo inédito permite ao engenheiro ter em suas mãos as informações sobre qual cimento tem a melhor aplicação conforme a necessidade da obra, bem como o desempenho de cada produto baseado em ensaios técnicos e comparado com as regras da ABNT para cada um deles.

* Nesta quinta-feira, véspera do que pode ser o fim do mundo, será realizada uma sessão de autógrafos do livro Quero ser Fernanda Young, de Rômulo Zanotto, na Endossa/loja colaborativa.

* A unidade Anita Garibaldi da rede de franquias Lady&Lord criou uma ideia sustentável para sua decoração de Natal. Parte das toalhas descartáveis das clientes de um fim de semana foi esterilizada e tingida com cores natalinas. Com as toalhas, foram criadas girlandas e painéis com patchwork com desejos natalinos, decorando todo salão. O efeito visual surpreendeu e leva à reflexão sobre sustentabilidade e reciclagem de materiais. Por semana, a unidade consume cerca de 800 toalhas descartáveis, que são esterilizadas e doadas a entidades assistenciais.

* A Sweet Joy Brigaderia, especializada em brigadeiros gourmet, acaba de inaugurar um quiosque no Shopping Mueller, no Piso Cândido de Abreu.< /p>

* A Nova Pontocom, empresa de comércio eletrônico do Grupo Pão de Açúcar, estreia no turismo online com venda de produtos CVC. A loja online está disponível para todo país pelo site www.partiuviagens.com.br, e oferece mais de 15 mil itens como passagens aéreas e terrestres, reservas de pousadas, hotéis e resorts, além de pacotes, com variedade de destinos nacionais e internacionais. minor-latin; mso-hansi-theme-font: min or-latin; mso-bidi-font-family: ‘Times NewRoman’; mso-theme: dark2″

* O SINCAPR (Sindicato do Comércio Atacadista Distribuidor do Estado do Paraná) realiza cerimônia de encerramento do ano a empresários do setor com presença doArial humorista Beto Gabriel, da Praça É Nossa do SBT, que interpreta personagens como O Tibúrcio, O Gaúcho, O Cearense e O Português.

*  Rede iVERDE casas sustentáveis para baixa renda. A Tecverde Engenharia e a Construtora Roberto Ferreira lançam a Rede iVERDE, nesta quarta-feira (19), em Curitiba. Uma parceria que visa tornar acessível a moradia de qualidade a baixo custo e baixo impacto ambiental, por meio do uso do wood frame e industrialização do sistema construtivo, que será licenciada para todo o país. No lançamento será montada em tempo real a sede da iVERDE mostrando a eficiência do sistema.

Frase:
Aquele que fala sem pensar, assemelha-se ao caçador que dispara sem apontar.
(Montesquieu)