As férias escolares chegaram e para muitos pais este período é um desafio, pois eles não sabem o que fazer para entreter as crianças e tornar essas semanas de descanso um momento interessante e de aprendizagem. Além disso, muitas famílias não conseguem tirar férias na mesma época e é preciso encontrar alternativas para que os filhos possam aproveitar o recesso escolar.
 
A diretora da Escola Atuação, com duas sedes em Curitiba, Esther Cristina Pereira, acredita que as férias são importantes e todos os pais deveriam tirar pelo menos uma semana com os filhos, aproveitando para visitar um espaço diferente e sair da rotina. Nos casos em que isso não é possível, a diretora aponta que o sábado e o domingo podem se transformar em dois dias de férias que, se aproveitados com qualidade, deixam a criança satisfeita. Quando conversamos com os pais, destacamos a importância de realizar atividades simples, mas que ficam esquecidas ao longo do ano, como andar de patins ou bicicleta, soltar pipa, passear nos parques, etc., explica.
 
A assessora pedagógica do Sinepe/PR (Sindicato das Escolas Particulares do Paraná), Fátima Chueire Hollanda, afirma que, atualmente, o ritmo de vida da população e, consequentemente, das crianças está muito acelerado e as férias servem para relaxar e preparar o corpo para o próximo ano. A criança precisa destes dias para desacelerar e fazer as coisas com mais tranquilidade. É uma ótima oportunidade para os pais conversarem mais com os filhos e fazerem as refeições todos juntos.
 
Esther também destaca a importância de realizar atividades culturais, aliando diversão e conhecimento. Os pais podem aproveitar para visitar museus, ir à Biblioteca Pública, almoçar em Morretes e conhecer a história da cidade, visitar a serra para observar as plantas e os animais, entre outras atividades que despertam a curiosidade dos pequenos, afirma.
 
Para os pais que trabalham e não têm condições de ficar com o filho durante o dia, Fátima alerta que não é indicado deixar a criança sozinha em casa. Por questão de segurança, recomendo encontrar alternativas, pois os pais não sabem o que ela estará fazendo em casa sem ninguém. Uma dica é combinar com outros pais e reunir as crianças em um mesmo local, pois esta convivência com colegas da mesma idade é muito importante e enriquecedora.
 
Colônia de férias
Uma opção aos pais são as colônias de férias. A Escola Atuação oferece este serviço para todos os alunos há 25 anos e atende crianças entre 18 meses e 12 anos. Durante a colônia, o colégio desenvolve diversas atividades, como jogos, pescarias, teatro, dia do circo, visitas externas, etc.
 
O legal da colônia é justamente as coisas diferentes, por isso fazemos maratonas, gincanas, dia da lona de sabão, passeios ao teatro, ao Passeio Público, à Biblioteca Pública e a museus. Dentro da estrutura do colégio, temos piscina e uma Estação Ecológica, o que permite diversas brincadeiras e o contato com a natureza, aponta Esther. A colônia de férias na escola vai até o começo do ano letivo, em fevereiro de 2013.