Quando o assunto é beleza, muitas mulheres sabem reconhecer as estrias e sentem-se incomodadas com os risquinhos na pele. Porém, nem todo mundo sabe diferenciar o tom de cada tipo de estria. As vermelhas são mais novas,  mais recentes,possuem um fluxo de sangue maior na região e ainda não romperam-se todas as camadas da pele, informa o dermatologista Fernando Passos de Freitas. 

O especialista explica ainda que as brancas estão no estágio seguinte e definitivo. A circulação local já passa a ser deficitária. As  avermelhadas podem ser tratadas, já as brancas (antigas) não contam com um tratamento efetivo e, no máximo, é possível diminuir a intensidade das lesões, acrescenta. 

A seguir, a classificação de estrias: 

Vermelhas: chamadas estrias recentes. Normalmente, na sua fase inicial, as estrias apresentam-se avermelhadas ou arroxeadas e gradativamente assumem uma coloração esbranquiçada. Também podem ser precedidas de prurido no local de aparecimento.

Brancas: são estrias antigas, que já não apresentam reação inflamatória.

Atróficas: apresentam-se deprimidas em relação à superfície da pele.

Hipertróficas: fazem relevo com relação à superfície da pele.

As estrias, normalmente, acometem a face lateral dos quadris e das coxas, mas também podem surgir na região lombar. Durante a gestação, as estrias costumam se distribuir pelo no abdome, circundando a cicatriz umbilical, além de acometer a região glútea, coxas e flancos, afirma o dermatologista. No entanto, tudo isso é intensificado quando a gestante ganha peso excessivo. Aliás, o sobrepeso e a obesidade estão diretamente associados ao aparecimento de estrias. Isso acontece devido às alterações hormonais e a distensão da pele bastante comum neste estado, diz o médico. 

Como tratar

Segundo o especialista, o tratamento das estrias não é simples, afinal ainda não existe nenhum método capaz de resolvê-las definitivamente,apesar de cada vez mais dispormos de tratamentos capazes de atenuar o problema. Por isso, é essencial buscar métodos para evita-las, afirma.  A seguir, o dermatologista lista os principais meios para evitar que as estrias surjam na pele, anote:
• Hidratação intensa da pele com cremes e loções apropriados
• Beber, ao menos, oito copos de água por dia (cerca de 2 litros) 
• Evitar engordar demais e rapidamente, eliminando doces e gorduras da dieta 
• Praticando exercícios físicos regularmente