Está chegando uma das festas mais esperadas do ano, o Carnaval. Não importa o lugar, nem a companhia, o que todos querem é se divertir. No Brasil, conhecido como o país do carnaval e do samba, os dias de folia são repletos de muita alegria, comemorações e festas. Mas, o que muitos esquecem é o perigo de não se prevenir contra as doenças sexualmente transmissíveis, e isso deve ser primordial.

Segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas), até 2010 34 milhões de pessoas conviviam com o vírus HIV, que pode causar a AIDS.  Segundo a Doutora Juliane Gomes de Paula, clínica médica e infectologista do Hospital San Paolo – centro hospitalar de média complexidade, localizado na zona norte de São Paulo, não é só com a AIDS que as pessoas devem se preocupar, muitas outras doenças como herpes genital, sífilis, gonorréia, hepatites B e C e o HPV podem ser adquiridas caso a pessoa não se previna.

A médica ainda completa que doenças podem ser transmitidas por beijo na boca, nos casos de lesões em mucosa. Quando se fala em doenças sexualmente transmissíveis, não existe distinção de cor, classe social, sexo e faixa etária, todos devem se proteger, inclusive a terceira idade.

Pesquisas do Ministério da Saúde mostram que a prevalência da infecção pelo HPV é elevada e afeta fundamentalmente os adolescentes e jovens, que na maioria das vezes contraem a doença no início das relações sexuais. Com mais de 600 milhões de casos no mundo, o Vírus do Papiloma Humano (HPV) é a doença sexualmente transmissível mais comum de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O carnaval é momento de alegria, descontração e não deve deixar reflexos negativos para a vida. O primeiro deles é o discernimento, ou seja, não fazer sexo casual com desconhecidos. E claro, usar sempre preservativo, finaliza a médica.     

Entenda um pouco sobre as doenças mais comuns

  • HERPES GENITAL: são pequenas vesículas de conteúdo claro, muito dolorosas e que rapidamente rompem-se formando ulcerações.
  •  SIFILIS: doença com múltiplas manifestações dependentes da fase da doença; porém no início, manifesta-se por uma úlcera endurecida e indolor.
  • CANCRO MOLE: caracterizado por uma ou algumas úlceras dolorosas, com bordas amolecidas e com secreção.
  • GONORREIA: corrimento amarelo.
  • URETRITE POR CHLAMYDIA: corrimento fluido e claro.
  • HPV (CONDILOMA OU CRISTA DE GALO): verrugas genitais.