O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, reuniu-se em Paranavaí quinta-feira (07) com autoridades de municípios do Noroeste para discutir o enfrentamento da dengue na região. Atendendo às reivindicações dos prefeitos e secretários de Saúde, o secretário determinou o envio imediato de medicamentos, veículos e equipamentos, além de garantir exames e apoio financeiro para o combate à dengue em Paranavaí e outros municípios em situação crítica. 

Os recursos de adiantamento do ViagiaSUS para fortalecimento da vigilância em saúde já estarão na conta dos municípios nesta sexta (08). Só aqui para a região são quase R$ 2 milhões. Além disso, ainda nesta semana chega todo o nosso apoio logístico e assistencial aos municípios, afirmou Caputo Neto. 

Para a diretora da 14.º Regional de Saúde, Verônica Gardin, o combate à dengue é dever de todos, inclusive do setor comercial. Nossa regional de saúde identificou que grande parte dos focos de dengue está na área central de Paranavaí e em locais pouco vistos pela população, como marquises e calhas, disse. 

Soros fisiológicos, sais de hidratação oral e outros medicamentos para o tratamento de pacientes com já chegaram a Paranavaí nesta sexta-feira (08). Este lote vai suprir a demanda do município que atende diariamente cerca de 600 pacientes com suspeita da doença. Em municípios em situação de epidemia novos casos são comuns, mas mortes podem ser evitadas, por isso investimos forte na assistência aos doentes’, enfatizou Caputo Neto. 

Os medicamentos serão transportados por uma van da Secretaria de Estado da Saúde que ficará a serviço do município de Paranavaí para o deslocamento de agentes de endemias. Além disso, sete caminhonetes (UBV pesada) já estão no município realizando o trabalho de fumacê e a 14.º Regional de Saúde ofertará ainda mais dois veículos para apoiar as ações municipais. 

Durante reunião com a diretoria da Santa Casa de Paranavaí, o secretário também articulou a ampliação do teto financeiro do hospital destinado a exames de hemograma. Com isso, o laboratório de análises clínicas da Santa Casa poderá processar mais exames de dengue. 

REFORÇO – Vinte agentes de endemias vão reforçar o enfrentamento da dengue em Paranavaí. Os profissionais foram contratados pela Prefeitura e serão treinados em campo pela equipe do Governo do Estado. Outro reforço será da Defesa Civil do Paraná que vai enviar equipes na próxima semana para auxiliar na mobilização da população do município.