Com cinco indicações ao Oscar, chega hoje aos cinemas o filme A hora mais escura. Bastante polêmico, o longa conta os bastidores da operação dos Estados Unidos da América que levou à morte de Osama Bin Laden em 2011.
A operação é mostrada com muitos detalhes nas 2h37 de filme, inclusive nas cenas de tortura, assunto que levou a grande polêmica do filme. A diretora do longa, Kathryn Bigelow, chegou a ser questionada sobre os detalhes das cenas e até acusada de apologia à tortura.

“Quem trabalha com artes sabe que representação não significa aval”, Kathryn escreveu no jornal “Los Angeles Times” ao se defender das críticas de que estaria defendendo a tortura.

Produtores do filme culparam a pressão de senadores pela ausência de Bigelow na indicação em direção no Oscar, apesar da presença do filme em sua categoria.

Aliás, Kathryn faz dupla em A Hora Escura com o roteirista Mark Boal. Eles foram vencedores do Oscar em 2010 por Guerra ao terror.

É a história sobre como encontrar uma agulha muito afiada em um palheiro muito grande, observa a diretora Kathryn Bigelow. Assim que Bin Laden escapou do Afeganistão, ele ficou confinado em uma rede bizantina que levou anos e anos para ser descoberta. E  o roteiro de Marcos é tão fascinante porque acompanha todas as etapas por minuto, de uma forma dramática, ainda que totalmente impassível, impiedosa e perturbadora. É uma história bastante crua.

Até o momento, o filme não recebeu muitos prêmios. No Globo de Ouro, apesar das quatro indicações, A Hora Mais Escura só levou a estatueta de melhor atriz, para Jessica Chastain, que também foi indicada ao Oscar. Já no BAFTA, o Oscar inglês, o filme não ganhou em nenhuma das três categorias a que foi indicado: melhor filme, melhor atriz e melhor roteiro original.

Roteiro – A personagem central Maya (Jessica Chastain) é uma jovem agente levada pela CIA direto da escola às investigações. Maya é baseada em uma pessoa real e por 12 anos, seu único objetivo foi encontrar Osama Bin Laden. A protagonista é uma mulher sagaz que briga ao mesmo tempo contra o terrorismo e a desconfiança de homens engravatados na CIA.


Jessica Chastain interpreta Maya, uma agente da CIA focada em capturar Bin Laden

A jovem agente é fria e séria e não se abala nem nas cenas de tortura.

Porém, a tortura não é o único método usado no filme para encontrar Bin Laden. O fim da tolerância do governo dos EUA com esta prática é marcado na tela com um discurso de Barack Obama. Depois disso, Maya e seus colegas se afundam em relações mais complexas com os terroristas, erros e acertos técnicos e humanos, e, por fim, barganhas políticas.

O filme inclui acontecimentos importantes de quase uma década, jornada por vários países.


FICHA TÉCNICA

ELENCO
Jessica Chastain – Maya
Jason Clarke – Dan
Joel Edgerton – Patrick – Líder da Equipe do Esquadrão
Jennifer Ehle – Jessica
Mark Strong – George
Kyle Chandler – Joseph Bradley
Edgar Ramirez – Larry

A Hora Mais Escura (Zero Dark Thirty)
Gênero: Drama
Páis: EUA
Ano: 2012.
Duração: 157 minutos
Classificação: 14 anos