Amanhã a histórica Paraty completa 476 anos de idade. A cidade está localizada no litoral Sul do Rio de Janeiro a uma distância média de 250 km para a capital carioca e, curiosamente, quase a mesma distância para São Paulo-capital. Patrimônio Histórico Nacional desde 1966, Paray está pleiteando seu reconhecimento como Patrimônio Cultural da Humanidade. Ela merece.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Destino turístico de primeira linha, Paraty cada dia é mais divulgada pela mídia e tem sido visitada por turistas estrangeiros – sobretudo europeus – que encontram nela, ao mesmo tempo, história, cultura, folclore e ecologia. São quase 500 anos de charme e beleza entre o mar e a montanha, desde os primórdios da colonização brasileira.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *



Apesar de estar localizada na beira-mar, o grande encanto da cidade não reside nas praias e sim na sua arquitetura e gastronomia. O turista que visita Paraty e seu centro histórico tem a sensação de voltar ao passado colonial brasileiro, nos idos de 1800. É impressionante como as ruas (com seu calçamento de pedras pé-de-moleque) e as construções permanecem quase originais ao passado da cidade. Os restaurantes, na sua maioria, oferecem um cardápio que tem como base frutos do mar. Destaque para o saboroso Banana da Terra (www.restaurantebananadaterra.com.br/) que tem uma lula recheada espetacular!

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Há alguns anos Paraty ganhou forte investimento e atenção como pólo Cultural. Anualmente são realizados inúmeros eventos culturais – com destaque para a Festa Literária (FLIP) – que contribuem para que a cidade seja, certamente, um dos mais importantes, interessantes e belos destinos turísticos do país. Por conta dessa agitação cultural multiplicaram-se o número de hotéis e pousadas para todos os tipos de turistas – uma boa opção é a Pousada do Ouro (www.pousadaouro.com.br ) que fica bem localizada, é muito confortável, mas não é barata.
Confira alguns dos principais eventos culturais de Paraty em 2013: a Mini Maratona de Paraty (24/03), a Semana Santa (24 a 31/03), o festival de música Bourbon Festival (24 e 26/05), a FLIP (03 a 07/07), o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores (15 a 18/08), a Festa de Nossa Senhora dos Remédios (30/08 a 08/09) e o Festival Internacional de Música Latina (04 a 0610). Para aproveitar é bom se programar com antecedência.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *******
Rodrigo Browne
[email protected]