Sustentabilidade, baixa emissão de poluentes e economia de combustível estão entre os principais objetivos da Audi para a criação de novos modelos. Os temas foram destacados pelo presidente mundial da AUDI AG, Rupert Stadler, durante apresentação da marca no 83º Salão do Automóvel de Genebra, nesta terça-feira, dia 5.

O CEO da companhia subiu ao palco no estande da montadora alemã para apresentar, mundialmente, os novos modelos que seguem estes conceitos: o Audi A3 Sportback e-tron (com funcionamento elétrico e a combustão) e o Audi A3 Sportback g-tron (movido a gás natural). Estes são os primeiros produtos na categoria de compactos premium movidos a eletricidade ou gás, destacou Stadler.

Autonomia também fez parte do discurso do executivo, que brincou ao falar do A3 g-tron, que pode rodar até 1.300 km abastecido com gás e gasolina: Com ele, podemos fazer uma viagem de Genebra à fábrica de Ingolstadt, na Alemanha, sem precisar abastecer.

As baixas emissões dos modelos também foram enfatizadas pelo CEO. O Audi A3 e-tron utiliza apenas 1,5 litros de combustível por 100 km, o que corresponde a emissões de CO2 de 35 gramas por km. Os dois modelos serão comercializados na Europa ainda em 2013.

A terceira estreia mundial da Audi no evento foi o Audi RS Q3, primeiro modelo RS da família de utilitários esportivos da marca. Além dos jornalistas presentes, a coletiva também pode ser acompanhada ao vivo, pela internet,  no site de imprensa da Audi.

Ainda nesta terça-feira, a montadora alemã irá apresentar duas atrações para os fãs de automobilismo: o Audi R8 GRAND AM Daytona victory car e o Audi RS 5 DTM.

Audi A3 Sportback e-tron

A montadora dos quatro anéis apresentou mundialmente no Salão do Automóvel de Genebra o novo Audi A3 Sportback e-tron, com funcionamento elétrico e à combustão. Com 204 cv de potência e 350 Nm de torque, o veículo tem desempenho esportivo garantido. A versão híbrida plug-in do Audi A3 acelera de a 100 km/h em 7,6 segundos e tem velocidade máxima de 222 km/h. De acordo com a norma ECE (europeia) para automóveis híbridos do tipo plug-in (abastecidos na tomada), o modelo de cinco portas consome, em média, apenas 1,5 litros de combustível por 100 km, o que corresponde a emissões de CO2 de 35 gramas por km. Com o motor elétrico, o Audi A3 e-tron atinge uma velocidade máxima de 130 km / h e tem autonomia de 50 km.

O motor a combustão é um 1.4 TFSI modificado, que produz 150 cv de potência. Já o motor elétrico acrescenta 102 cv de potência. A transmissão e-S tronic de seis velocidades redesenhada transfere a potência para as rodas dianteiras. Os dois motores se complementam: o motor elétrico proporciona o seu torque máximo a partir de 2.000 rpm e a potência máxima do 1.4 TFSI está disponível entre 1.750 e 4.000 rpm. O Audi A3 e-tron pode ser conduzido de três modos distintos: apenas com o motor a combustão, só com elétrico ou em modo híbrido.

Audi A3 Sportback g-tron

A Audi está dando um grande passo e direção à mobilidade sustentável com a apresentação do A3 Sportback g-tron. O carro compacto de cinco portas utiliza gás natural, que também será produzido pela Audi na instalação de Werltem, na Alemanha (Audi-e-gas).  Com este projeto do e-gas, a Audi é a primeira fabricante de automóveis a desenvolver a cadeia completa de energia sustentável.

No Audi A3 Sportback g-tron, o GNV (Gás Natural Veicular) é armazenado em dois tanques sob o assoalho do compartimento de bagagem. O Audi A3 Sportback g-tron é totalmente bicombustível e os desempenho são idênticos nos modos GNV ou gasolina. A autonomia a gás é de cerca de 400 km; já a gasolina garante outros 900 km. Dois monitores no painel de instrumentos mostram o nível de combustível em cada um dos tanques.

O motor 1.4 TFSI tem potência de 110 cv e 200 Nm de torque. A velocidade máxima é de 190 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 11 segundos. O carro de cinco portas consome, em média, menos de 3,5 kg por 100 km de GNV ou Audi e-gas – o combustível que é gerado a partir de eco-eletricidade no projeto da Audi. As emissões de CO2 são menos de 95 gramas por km no modo gás. A previsão é que os compradores do Audi A3 Sportback g-tron poderão obter o e-gas em estações de abastecimento, como ocorre com modelos elétricos. O modelo será vendido na Europa a partir do segundo semestre.

Audi RS Q3

A Audi fez a apresentação mundial do novo Audi RS Q3, o primeiro modelo RS da bem-sucedida família Q. O veículo combina praticidade para o uso diário com excelente desempenho: bastam apenas 5,5 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e sua velocidade máxima é de 250 km/h (limitada eletronicamente). O motor 2.5 litros, de cinco cilindros, produz 310 cv de potência e tem consumo médio de combustível de apenas 8,8 litros de combustível a cada 100 km. A previsão de chegada do modelo ao Brasil é no primeiro trimestre do ano que vem.

O veículo foi desenvolvido pela quattro GmbH, uma subsidiária integral da AUDI AG. O câmbio S tronic de sete velocidades é de série, assim como a tração permanente e integral quattro. A transmissão de dupla embreagem pode ser acionada automaticamente nos modos D e S ou manualmente por meio de shift-paddles no volante ou alavanca seletora com design exclusivo RS. A suspensão esportiva RS rebaixa em 25 mm a altura da carroceria do SUV compacto. Para garantir o visual RS, o modelo ganhou aplicações na carroceria e nas barras laterais do teto em alumínio mate; grade frontal com desenho do tipo favo de mel, pintada em preto de alto brilho; para-choques dianteiros RS e logotipo quattro na entrada de ar frontal.

Audi RS 6 Avant

O novo Audi RS 6 Avant, desenvolvido pela quattro GmbH, ganhou avanços em relação ao modelo anterior para impressionar ainda mais os amantes dos superesportivos de alta performance. O veículo, exposto na área VIP do estande da Audi em Genebra, é mais leve e eficiente que o antecessor, o que lhe garante aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos e velocidade máxima de até 305 km/h. O consumo médio é de apenas 9,8 litros a cada 100 km (10,2 km/L). A nova perua da Audi será lançada no mercado europeu em meados de 2013 e chegará ao Brasil no final do próximo ano.

O motor 4.0 TFSI é um exemplo perfeito da estratégia da Audi de downsizing, na categoria de alto desempenho. No novo RS6 Avant, o V8 twin-turbo (biturbo) de 3.993 cc desenvolve potência máxima de 560 cv, alcançada entre 5.700 e 6.700 rpm. O torque máximo é de 700 Nm, disponível entre 1.750 e 5.500 rpm. A versão anterior, equipada com motor V10 de 5 litros, desenvolvia 580 cv de potência, mas oferecia aceleração de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos (na versão sedã) e torque máximo de 650 Nm.