A Santa Casa de Curitiba inaugura, amanhã (12), um ambulatório exclusivo para o diagnóstico e tratamento de dislipidemias severas, como colesterol e triglicerídios acima do normal. O ambulatório funcionará todas as quintas-feiras, das 13h30 às 17h30, no Centro Ambulatorial da Santa Casa (CASC) situado no Hospital Nossa Senhora do Luz, e atenderá pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A expectativa é de que o ambulatório atenda uma média de 40 pacientes por mês.

 

O CASC realiza 9,5 mil atendimentos mensais, sendo que 1,6 mil deles são da área cardiológica. Segundo o cardiologista e gerente das Unidades Externas da Santa Casa de Curitiba, André Ribeiro Langowiski, 2/3 dos pacientes com doença coronária possuem dislipidemia. “O colesterol elevado atinge 25% a 30% da população do planeta e a tendência é de que esse número aumente”, declara.

 

Os triglicerídios, quando elevados, também estão relacionados a doenças cardiológicas. Eles são resultantes do metabolismo dos carboidratos, ou seja, decorrentes da alimentação rica em massas, pães, farinhas e raízes.

 

Quando a pessoa com dislipidemia não faz um tratamento adequado, ela tem maior risco de ter problemas cardíacos como infarto do miocárdio ou um derrame cerebral (AVC). O tratamento é realizado por meio de dieta, atividade física e medicamentos.

 

 

Serviço:

Ambulatório de Dislipidemia da Santa Casa

Local: Centro Ambulatorial da Santa Casa (Rua Rockefeller, 1450 Rebouças)

Atendimento: todas as quintas-feiras, das 13h30 às 17h30