A pouco mais de três meses para o início da Copa das Confederações, que começa em 15 de junho, o Rio recebeu ontem a reunião de integração operacional dos diversos órgãos responsáveis pela organização do torneio. Durante a abertura do evento, o secretário chefe da Casa Civil do Governo do Rio, Regis Fichtner, confirmou a realização e a data dos três eventos-teste do Maracanã antes da competição. O primeiro evento do Maracanã será fechado e acontecerá em 27 de abril, data prevista para a entrega do estádio. O segundo também não terá presença de público, com data ainda a ser definida entre os dias 8 e 15 de maio. E o terceiro e último teste será o amistoso entre Brasil e Inglaterra, marcado para 2 de junho, com venda de ingressos para aproximadamente 80% da capacidade do local.
O Maracanã é o estádio que mais preocupa para a Copa das Confederações, por conta do atraso nas obras, como admitiu na semana passada o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke. Mesmo assim, Fichtner garantiu a entrega no prazo e a realização dos três eventos-teste sem adiamentos.

Seleção (I)
A CBF confirmou ontem que o Brasil vai disputar um amistoso contra a Bolívia no dia 6 de abril, às 16 horas (horário de Brasília), na cidade de Santa Cruz de la Sierra. Como a data está fora daquelas reservadas pela Fifa para jogos oficiais de seleções, o técnico Luiz Felipe Scolari só vai chamar jogadores que atuam no futebol nacional. O amistoso servirá para homenagear o garoto boliviano Kevin Beltrán Espada, de 14 anos, que morreu ao ser atingido por um sinalizador durante jogo entre San Jose e Corinthians, disputado no dia 20 de fevereiro, em Oruro, pela Libertadores.

Seleção (II)
Mesmo sem ter constatado lesão grave, o meia-atacante Lucas foi cortado dos amistosos da seleção brasileira contra Itália e Rússia, nos dias 21 e 25 de março. Em seu lugar, o técnico Luiz Felipe Scolari convocou ontem o atacante Osvaldo, do São Paulo. Lucas foi vetado após um contato do médico José Luís Runco, da seleção brasileira, com o departamento médico do Paris Saint-Germain. O clube francês informou que o jogador brasileiro ainda “se encontra em processo de recuperação de lesão”, segundo nota oficial da CBF.

Santos
Com a eliminação do Milan nas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa, após a derrota para o Barcelona na última terça-feira, o Santos volta a sonhar em repatriar Robinho pela segunda vez. A primeira foi em 2010, no início da administração do presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, quando o atacante veio por empréstimo de seis meses. Na última tentativa de levar o atacante de volta para a Vila Belmiro, em janeiro deste ano, não houve acordo financeiro na negociação com Adriano Galliani, vice-presidente do Milan.

Botafogo
Depois de dois dias de descanso e comemorações pelo título da Taça Guanabara, o Botafogo retornou aos trabalhos nesta quarta-feira, já pensando da estreia na Taça Rio, sábado, contra o Quissamã. Se depender dos jogadores, o time não vai se acomodar com a conquista do primeiro turno. O objetivo é levar também o returno do Campeonato Carioca e ser campeão estadual por antecipação.

Vasco
O zagueiro Gabriel Paulista, do Vitória, anunciou ontem, por meio de sua assessoria de imprensa, que havia acertado sua transferência para o Vasco. Mas nenhum dos dois clubes confirmou oficialmente a transação. “Estou muito feliz por este momento em minha carreira e, principalmente, por defender uma das maiores agremiações do futebol mundial”, disse o zagueiro, em nota oficial.

Fluminense
O técnico Abel Braga começou a definir o time para a estreia do Fluminense na Taça Rio, domingo, contra o Audax, no Engenhão. Sem poder contar com dois de seus principais jogadores – Deco e Thiago Neves, ambos com problemas musculares -, ele optou por Wagner e Rhayner na escalação titular.