O ranking da Fifa foi atualizado ontem e trouxe poucas novidades em relação à listagem publicada no mês passado pela entidade. Sem atuar desde a derrota no amistoso contra a Inglaterra, disputado em 6 de fevereiro, em Londres, quando o técnico Luiz Felipe Scolari fez sua estreia no cargo, o Brasil se manteve em 18º lugar, pior posição da história na classificação criada em 1993. Enquanto o Brasil permanece no distante 18º lugar, prejudicado no ranking por não estar disputando nenhuma competição oficial no momento (está fora das Eliminatórias por ser sede da Copa de 2014) – amistosos têm pontuação menor -, a campeã mundial Espanha está tranquila na liderança. Tem, inclusive, uma vantagem confortável sobre Alemanha e Argentina, respectivamente segunda e terceira colocadas.
Essa última atualização do ranking levou em conta a disputa de apenas 18 jogos internacionais, fato que, consequentemente, proporcionou um número pequeno de mudanças relevantes de posições. Não houve nenhuma alteração de postos no Top 10, cuja principal novidade foi o fato de a Colômbia ter se isolado em sexto lugar, que no mês passado dividia com Portugal, agora descolado como sétimo colocado.

Corinthians
O Corinthians vai “parar” para balanço. Pelo menos até o próximo jogo na Libertadores, no dia 3 de abril, o técnico Tite vai promover mudanças na equipe a fim de recuperar alguns titulares. Nesse período, serão cinco rodadas do Paulistão, competição secundária no planejamento corintiano. O “rodízio” já vai começar neste sábado, quando enfrenta o União Barbarense no Pacaembu. Os jogadores que vão ganhar um descanso diante do União Barbarense são o goleiro Cássio, o zagueiro Paulo André e o atacante Alexandre Pato.

Flamengo
A confiança virou dúvida rapidamente no Flamengo. Depois de uma Taça Guanabara quase perfeita, quando terminou a fase de classificação invicto e com a melhor defesa da competição, os questionamentos vieram com força com as derrotas para o Botafogo, na semifinal do primeiro turno, e para o Resende, na estreia na Taça Rio. O técnico Dorival Júnior insiste que trata-se de uma queda de rendimento normal e que não há motivo para pânico.
 Um das opções para melhorar a produtividade do time, o garoto Mattheus está de saída do Flamengo. Filho do tetracampeão Bebeto, ele se recusa a discutir uma renovação contratual e força sua transferência para a Juventus.

Botafogo
O técnico Oswaldo de Oliveira começou ontem a armar o time que a partir de sábado vai tentar ser campeão da Taça Rio e, consequentemente, conquistar o título do Campeonato Carioca de forma antecipada. Ele não pôde contar com três titulares e comandou um coletivo debaixo de chuva no campo anexo do Engenhão. Não participaram da atividade o lateral-direito Lucas, o zagueiro Bolívar e o meia Fellype Gabriel.

Santos
A hipótese de Neymar sair de graça do Santos em julho de 2014, quando acaba o contrato, já agita conselheiros, sócios e torcedores do clube. Mas, para os dirigentes santistas, esse é o quadro menos provável. Uma das razões para acreditar que o atacante ainda terá vida longa na Vila Belmiro é que houve ontem mais uma reunião entre o vice-presidente Odílio Rodrigues e Neymar da Silva Santos, pai e empresário do jogador, para tratar dos detalhes de uma possível renovação do vínculo, que seria com duração até depois da Olimpíada de 2016.

Vasco
Com a documentação regularizada, o volante Sandro Silva pode ganhar uma vaga no time titular do Vasco no jogo contra o Volta Redonda, no domingo, pela primeira rodada da Taça Rio. Ontem, ele foi escalado pelo técnico Gaúcho em lugar de Thiago Feltri, o que fez com que o volante Wendel voltasse a ser deslocado para a lateral esquerda. Os reservas venceram o coletivo por 5 a 0: gols de Thiaguinho (dois), Fellipe Bastos, Marlone e Bernardo – este último foi para os suplentes apenas no fim do treino.

Fluminense
Pela primeira vez nesta semana, o meia Deco treinou com bola ontem e, com isso, pode reforçar o Fluminense na estreia da Taça Rio, no domingo, contra o Audax. Ele havia sido poupado das atividades do começo da semana por conta de dores no joelho, mas agora participou normalmente do treinamento com os demais jogadores. A presença dele no jogo, no entanto, ainda não está confirmada.