Ganhar massa muscular e manter o corpo sarado não é mais um obstáculo para as pessoas que estão em busca de um melhor rendimento físico. O segredo para atingir bons resultados na prática de atividades físicas está na alimentação balanceada, determinação, disciplina e o acompanhamento de um profissional. 

De acordo com o clínico geral e fisiologista do exercício João Pinheiro, antes de iniciar qualquer atividade física ou treino é preciso fazer uma avaliação com o médico. Essa avaliação é importante para o médico diagnosticar o condicionamento físico do paciente, o que permite o profissional de educação física criar um programa de treinamento de acordo com as condições do paciente, explica.
Independente da atividade esportiva pretendida, os desafios e dificuldades para melhorar o rendimento físico serão bastante similares.
Por isso, é importante a pessoa escolher uma modalidade de acordo com a sua faixa etária. Com o avançar da idade, o corpo perde a sua força muscular, principalmente após os 40 anos. Investir na musculação pesada não é muito indicado para quem deseja ter um bom rendimento físico. O ideal seria a pessoa apostar em exercícios de menor impacto, destaca o fisiologista Dr. João Pinheiro.

Manter rendimento físico não só ajuda na prática esportiva como também melhora a saúde. Quando bem orientada, a prática esportiva é excelente para melhorar a condição física e evitar o aparecimento e progressão de inúmeras doenças crônicas, bem como sintomas de algumas enfermidades, acrescenta o médico.

Combinação perfeita: alimentação e treino

Alimentar-se corretamente fornece os nutrientes necessários para que o corpo resista ao esforço exigido durante os treinos. Criar hábitos alimentares saudáveis previne problemas de hipoglicemia, câimbra, perda de massa muscular e desmaios durante os treinos, afirma o Dr. João Pinheiro.

É importante adotar uma alimentação leve, sem frituras e doces, antes do treino. Além disso, o atleta deve manter-se hidratado e saber respeitar o seus limites. O atleta não deve tentar tirar o atraso, fazendo longos períodos de treino, logo no começo da atividade física. Essa atitude pode ser maléfica ao organismo, alerta o médico.

Na hora do treino, o atleta deve seguir a orientação do profissional para conseguir atingir bons resultados. Um programa de treinamento deve ser montado com exercícios cardiovasculares para cuidar dos telómeros e fazer um circuito de 20 minutos de agachamentos, elevações, flexões e abdominais. O atleta deve fazer 10 repetições por exercício. Esse programa irá aumentar os níveis de telmerase, uma enzima que tem a capacidade de prolongar a vida útil das células, aconselha o Dr. João Pinheiro.

Cuidado com os exercícios excessos

Apesar de praticar esporte ser algo saudável, é preciso ter muito cuidado com a sobrecarga no exercício físico para não ter problemas durante e após a atividade física. Sem a orientação de um profissional, o atleta pode acabar exagerando nas repetições dos exercícios físicos e causar lesões nos joelhos, nos pés, nos ombros, em articulações e até mesmo no coração, diz o fisiologista.

Independente de ser iniciante ou profissional, os treinos devem começar de forma leve e crescer gradativamente, conforme o corpo do esportista responde ao esforço. A recomendação é que a atividade física seja praticada, no mínimo, cinco vezes por semana, por 30 minutos. Seguindo essas orientações é possível aumentar o rendimento físico e garantir uma vida saudável.