Cerca de 150 manifestantes palestinos protestaram nesta quinta-feira (21) contra o presidente dos EUA, Barack Obama, acusado de tomar partido de Israel.

Os manifestantes gritaram frases antiamericanas e agitaram as mãos afastando simbolicamente o helicóptero que levou o Obama à Cisjordânia. 

“Queremos granadas de propulsão, não colaboração com a CIA”, bradavam os palestinos.

Obama esteve na sede governamental palestina em Ramallah, em uma visita que visava apenas ouvir os envolvidos. Centenas de agentes fardados e à paisana patrulhavam as ruas para a visita.

Na quarta-feira, o presidente norte-americano foi calorosamente recebido em Israel. Na Cisjordânia, a recepção foi mais fria, devido às declarações de apoio e proteção incondicionais dos EUA a Israel.

“Ele nos surpreendeu com seu discurso ontem à noite, pelo tanto que adulou Israel, falando sem parar da sua segurança”, disse o manifestante Hussein Shujayia, de 26 anos. “E nós? Não há lugar para nós nas arrogantes políticas pró-Israel deles.”

Obama irá passar três dias em Israel e na Cisjordânia. Ele recusou visitar o túmulo do ex-presidente Yasser Arafat, mas deverá depositar flores no túmulo do líder sionista Theodor Herzl.

Na Cidade de Gaza, dezenas de manifestantes pisotearam fotos de Obama, queimaram bandeiras dos EUA e gritaram exigindo o presidente “fora da Palestina”.