No primeiro olhar aparenta ser apenas uma poltrona de madeira. Porém, é mais. A Inflated Wood, feita exclusivamente para a Capellini — empresa italiana de design conhecida por explorar as novas tendências e talentos do mundo inteiro — é considerada praticamente uma obra de arte pela sua exclusividade e linhas. O trabalho é do design Zanini de Zanine, e faz parte do catálogo que será lançado hoje no Museu Oscar Niemeyer. A peça, assim como outros trabalhos do artista, também ficam em exposição no MON até o final da próxima semana.

O catálogo é resultado de duas exposições comemorativas dos dez anos de carreira de Zanini, uma realizada no Rio de Janeiro, na Galeria MEMO, e outra em São Paulo, na Casa Electrolux. A ideia de trazer o lançamento do catálogo para Curitiba veio porque o MON é um dos poucos no País que abre espaço para o design ao longo do ano todo, diz Walton Hoffmann, um dos curadores da exposição de Zanini, junto com Sérgio Zobaran e Marcelo Vaconcellos.

Zanini é, atualmente, a grande aposta nacional na área, pelo talento e a diversidade de material que utiliza em suas obras. A poltrona para a Cappellini, por exemplo, é feita de madeira nobre vinda de demolição (ipê e jacarandá). Ele é um dos poucos brasileiros a ter o privilégio de criar uma peça para a italiana Cappellini.
Zanini nasceu no Rio de Janeiro em 1978. Filho de um dos maiores designs na época — José Zanine Caldas. Cresceu observando o pai trabalhar. Não demorou muito, produziu sua primeira peça quando estagiou com outro design famoso, Sérgio Rodrigues.

É a partir de 2003 que começa a produzir móveis em madeira maciça utilizando colunas, vigas, e mourões vindas de demolição de casas antigas, que normalmente usavam materiais nobres e hoje raros. Mas não é apenas a madeira que está em seus trabalhos. Com desenvoltura e criatividade, Zanini também recorre ao plástico, metacrilato, metais e parte de outros produtos industrializados, como as poltronas moedas, que utilizam chapas de onde foram recortadas as moedas de R$ 0,25.

Zanini coloca o design mais próxima da obra de arte, opina Walton. Tanto que as obras expostas no MON a partir de hoje são apresentadas com o mesmo destaque que uma escultura. É para olhar, e não tocar.

SERVIÇO
Lançamento do catálogo da exposição Zanini de Zanine – 10 anos de Carreira
Local: Museu Oscar Niemeyer – Hall das Esculturas
Horário: 19h30