O Coritiba tem três desfalques para a partida de hoje, às 22 horas, contra o Nacional, em Rolândia. E um deles chama a atenção: o meia Alex. O jogador não está machucado nem suspenso. Sua ausência ocorre por opção da comissão técnica, que decidiu poupá-lo da viagem de ônibus ao interior. Com isso, o meia se soma ao zagueiro Pereira e ao meia-atacante Rafinha como ausências na equipe. A partida de hoje é válida pela 6ª rodada do returno do Campeonato Paranaense.

Alex chegou com status de semideus no Coritiba e, nos últimos jogos, vem justificando a fama. É o capitão do time, a referência criativa e um dos jogadores que mais dá passes para gol – soma quatro e está atrás apenas de Rafinha (seis). Além disso, Alex marcou seis gols nas últimas quatro partidas de que participou, o que o colocou como um dos artilheiros do Estadual, com 8 gols. Para completar, está perto do gol de número 400 na carreira – precisa marcar mais oito para chegar a essa marca.

Segundo o técnico Marquinhos Santos, Alex sofreu um desgaste intenso pelo número excessivo de partidas recentemente. Por isso, ficará de fora. Os outros desfalques coxas-brancas são por suspensão. No clássico com o Paraná, no domingo, Rafinha levou o terceiro cartão amarelo. E Pereira acabou expulso.

Para suprir as ausências, Marquinhos Santos fez vários testes no treino de ontem. No intuito de manter o esquema tático 3-5-2, ele colocou Luccas Claro na zaga, em vez de Pereira, e Arthur no ataque, na vaga de Rafinha. Quanto ao posto de Alex, o treinador planeja escalar Patric na lateral-direita e preencher o meio-campo com Gil, que atuaria como volante, sua posição de origem. Com isso, Robinho ficaria mais avançado que nas últimas partidas. O técnico ainda pode colocar Lincoln em vez de Júlio César.

Marquinhos testou outra opção, no 4-4-2. Para isso, apostou em um lateral mais defensivo – Victor Ferraz – e manteve apenas Leandro Almeida e Chico na zaga. O meio-campo teria Willian, Gil, Robinho e Lincoln (ou Sérgio Manoel). E o ataque, Arthur e Júlio César.  Devemos definir amanhã (hoje), afirmou Marquinhos Santos.

Para o zagueiro Luccas Claro, a vitória é obrigatória, independente de quem jogue – mesmo porque o adversário é o lanterna da competição e somou apenas um ponto em 16 partidas. Não pode nem passar pela nossa cabeça perder o jogo. A gente vem de derrota em casa, afirmou. E não é porque é o Nacional. Temos um elenco forte e tem sempre que jogar para vencer.

Nacional x Coritiba
Nacional
Vinícius; Bruno Flores, César, Cristian e Grafite; Fernando, Doriva, Fernandinho e Thiago Henrique; Gustavo e Tcharlles. Técnico: Dirceu de Mattos
Coritiba
Vanderlei; Leandro Almeida, Luccas Claro e Chico; Patric, Willian, Gil, Robinho e Eltinho; Lincoln (Júlio César) e Arthur. Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Lucas Paulo Torezin
Local: Estádio Erick George, em Rolândia, quarta-feira, às 22 horas