A prefeitura do Rio de Janeiro e o consórcio responsável pela construção do Engenhão, formado pelas empresas Odebrecht e OAS, afirmaram ontem que a interdição do estádio olímpico João Havelange foi motivada pelo deslocamento da cobertura. Ao anunciar na última terça a decisão de interditar o estádio, o prefeito Eduardo Paes havia afirmado que os “problemas na cobertura” ofereciam risco aos torcedores. Segundo informou o consórcio, o deslocamento vem desde a inauguração do Engenhão para os Jogos Pan-Americanos de 2007, ao custo de R$ 380 milhões.
Somente agora, seis anos depois, prefeitura e consórcio têm pleno conhecimento do risco. Ontem foi apresentado ao prefeito um relatório da empresa alemã SBP, “referência mundial em engenharia estrutural”, como referiu o consórcio, que aponta o risco de “ruína” da cobertura (total ou parcial) em caso de ventos a 63 km/h, sob determinadas circunstâncias como altura e direção. Por ora, não há nenhuma solução para o problema.

Botafogo
Além do enorme prejuízo financeiro, o Botafogo vai sofrer um grande revés técnico com a interdição do Engenhão. O time teve adiado seus dois próximos jogos e ficará sem atuar até a próxima quarta-feira, quando fará o clássico contra o Vasco, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. De quebra, perdeu Seedorf para o duelo contra o rival. O holandês deveria cumprir suspensão automática contra o Friburguense, em partida que estava marcada para hoje e foi adiada para o próximo dia 10, em Moça Bonita.

Vasco
Paulo Autuori já enfrentou alguns desafios interessantes na carreira. Comandou a seleção do Peru e a do Catar, o que deve ter exigido dele a capacidade de dar consistência e qualidade coletiva a um grupo de jogadores de baixo nível técnico. Este time do Vasco apresenta desafio semelhante ao técnico, como ficou comprovado com o empate sem gols com o Olaria, ontem, em Moça Bonita, pela terceira rodada da Taça Rio (segundo turno do Campeonato Carioca).

Palmeiras
O Palmeiras teve outro capítulo vergonhoso em sua rica história. O time foi humilhado com péssima exibição, levou seis gols do Mirassol no primeiro tempo, e perdeu por 6 a 2 o confronto realizado no estádio José Maria de Campos Maia e válido pela 15ª rodada do Campeonato Paulista. Todos os gols do jogo foram marcados na etapa inicial. Os dois gols do Verdão em nada diminuíram o vexame que deixa Gilson Kleina extremamente ameaçado no clube. A torcida do Mirassol ainda colocou o Palmeiras como freguês nos minutos finais.

Santos
O Santos volta a jogar completo, hoje, às 19h30, na Vila Belmiro, contra o Mogi Mirim, pela 15.ª rodada, e precisa da vitória para se manter entre os quatro primeiros colocados, o que dá a vantagem de ser mandante nas quartas de final do Campeonato Paulista. A esperança santista é que Neymar, que amarga a pior fase de sua carreira profissional de quatro anos, interrompa o jejum de gols e volte a ser decisivo.

Presos
Um dia após os parlamentares da Comissão de Relações Exteriores do Senado e diplomatas brasileiros criticarem as condições da prisão em que os 12 corintianos estão presos em Oruro, na Bolívia, temendo pela sua integridade física, a fiscal de investigação Abigail Saba, que acompanhava o “caso Kevin” desde o início, foi afastada do processo. Ontem, a embaixada brasileira informou que Abigail seria substituída por causa de um “rodízio dos promotores”, de acordo com a versão oficial do Ministério Público boliviano. O novo fiscal de investigação será Alfredo Santos.