O secretário do Planejamento, Cassio Taniguchi, vai a Assembleia na semana que vem. O secretário irá até a liderança do governo onde, na companhia do líder do governo, deputado Ademar Traiano (PSDB), prestará os esclarecimentos que os deputados acharem conveniente sobre o programa Tudo Aqui, que vai centralizar quase duzentos serviços públicos federais, estaduais e municipais em estruturas físicas unificadas.

Na última terça-feira, a base aliada derrubou, por 25 votos a 17, um requerimento da bancada de oposição para que o secretário fosse a Assembleia falar sobre o projeto. Na ocasião, o líder governista alegou que a oposição pretendia converter um assunto técnico em cavalo de batalha político. Durante a votação, vários parlamentares da base de situação se manifestaram favoravelmente à ida de Taniguchi à Casa. Traiano diz que não há nada a esconder, por isso o secretário irá espontaneamente a Assembleia e se colocará a disposição, no gabinete da liderança do governo, para prestar informações aos parlamentares.

O líder da bancada de opo sição, deputado Tadeu Veneri (PT), anunciou ontem que vai pedir ao governo do Estado que explique como aprovou em vinte e quatro horas a autorização para a empresa Shopping do Cidadão Serviços e Informática Ltda efetuar os projetos e estudos necessários para a implantação dos Centros de Atendimento ao Cidadão no Paraná. Veneri citou que houve o intervalo de apenas um dia entre o decreto abrindo prazo para a inscrição dos interessados em fazer os estudos e o segundo decreto dando permissão à Shopping do Cidadão Serviços e Informática Ltda. para fazer o estudo.

Segundo o petista, o primeiro decreto, nº 1996, foi publicado no Diário Oficial nº 8505, de 12 de julho de 2011. Neste decreto, o governo estabeleceu o prazo máximo de trinta dias, contados a partir da publicação do ato, para que as empresas protocolassem o pedido de autorização para fazer os estudos técnicos, econômicos e financeiros do projeto. No Diário Oficial nº 1998, de 13 de julho de 2011, o governo autorizou a empresa Shopping do Cidadão Serviços e Informática a realizar os estudos.

O governo precisa explicar como uma empresa se inscreveu e foi autorizada a fazer os estudos em apenas um dia. Como é que uma empresa apresentou todos os documentos que seriam necessários para o processo em apenas um dia? No mínimo, nós temos que recebeu uma explicação, afirmou Veneri.

O programa será feito na modalidade Parceria Público Privada e prevê a instalação de centros de atendimento em Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá e Ponta Grossa. O contrato é por 25 anos e as propostas devem ser apresentadas até 25 de abril. De acordo com o edital de licitação, o governo pagará até R$ 9, 9 milhões mensais para as empresas que forem habilitadas a prestar o serviço.