Curitiba participa, entre esta segunda e sexta-feira (1º a 5 de abril), da campanha nacional Fique Sabendo, que visa estimular a população a fazer testes para detecção de HIV/aids e sífilis. Os testes serão realizados no Centro de Orientação e Aconselhamento (COA) e nas unidades de saúde Bairro Novo, Bairro Alto, Vila Hauer, Cajuru, Nossa Senhora da Luz (CIC), Vila Guaíra e Santa Felicidade.
O teste é feito com apenas uma gota de sangue, colhida da ponta de um dedo, e o resultado sai em 30 minutos. A pessoa recebe aconselhamento antes e depois do exame, e em caso de resultado positivo, é encaminhada para atendimento especializado.
O objetivo da campanha é promover o diagnóstico precoce da doença, condição para garantir um tratamento adequado e a qualidade de vida do portador, diz o secretário municipal da Saúde, Adriano Massuda. Segundo ele, é preciso ampliar o número de exames realizados em Curitiba.
De acordo com o diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, Moacir Pires Ramos, atualmente são realizados mais de 50 mil exames por ano, com cerca de 350 novos casos identificados todos os anos. O problema é que aproximadamente 35% desses casos são identificados tardiamente e essas pessoas vêm a óbito num prazo de até 90 dias, explicou. Após o dia 5 de abril, quando termina a campanha, o teste rápido continuará sendo realizado no COA. Nas demais unidades de saúde, os testes tradicionais continuarão sendo realizados normalmente.

Locais para realização dos testes rápidos de HIV e sífilis
Centro de Orientação e Aconselhamento (COA)Rua do Rosário, 144 – sexto andar
US Bairro Novo Rua Paulo Rio Branco de Macedo, 791 – esquina com rua Cel. Domingos T. de Freitas – Sitio Cercado
US Bairro AltoRua Jornalista Alceu Chichorro, 314 – Bairro Alto
US Vila HauerRua Waldemar Kost, 650 – Hauer
US Cajuru Rua Pedro Bocchino, 750 –  Vila Oficinas
US Nossa Senhora da Luz (CIC)Rua Emidio Nonato da Silva, 45 esquina com a rua Davi Xavier da Silva – CIC
US Vila GuaíraRua São Paulo, s/nº – ao lado do Paraná Clube – Guaíra
US Santa FelicidadeVia Venet0, 10 – Santa Felicidade