Os servidores da Prefeitura de Curitiba fariam na noite e ontem uma assembleia para avaliar a contraproposta apresentada pela administração municipal à pauta de reivindicações da categoria. A assembleia geral, na sede da APP-Sindicato, na Avenida Iguaçu, iria considerar entre outros itens, as questões econômicas apresentadas durante a tarde, na reunião de negociação, no edifício Delta.
No que diz respeito ao reajuste salarial, a gestão decepcionou as expectativas dos trabalhadores. Caso seja aceito, a categoria acumularia perdas salariais este ano de 0,46%, segundo calculado pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese).

O valor apresentado foi questionado pelos representantes dos servidores durante a negociação, já que a Prefeitura desconsidera as perdas históricas no salário (9,24%), a isonomia com o magistério (8,69%) e a possibilidade de aumento real (10%). De acordo com Meroujy Cavet, secretária de recursos humanos, esse é um valor limite para a negociação.
Benefícios — Nas contas da Prefeitura ainda contam outros benefícios. Aproximadamente 13 mil servidores terão ganhos de 28% a 53% com a incorporação ao salário do valor concedido pelo Programa de Produtividade e Qualidade (PPQ) e mais um aumento real.
O aumento do valor base é uma composição da incorporação do PPQ e mais um aumento real, totalizando um valor adicional de R$ 375,00 sobre o vencimento de janeiro de 2013. Esse aumento será em três etapas: em maio, agosto e novembro.
O parcelamento é a forma pela qual a administração poderá garantir o benefício aos servidores sem causar desequilíbrio no orçamento do município. Ao final da incorporação, os salários iniciais terão R$ 375,00 a mais, além dos 6,77% do reajuste e dos demais benefícios diretos e indiretos.