Sinais de má conservação, goteiras nos vestiários, fios soltos, cadeiras quebradas e lixo nas arquibancadas. Esse foi o cenário que de ontem no estádio Ramon Tauhichi Aguilera Costas, em Santa Cruz de la Sierra, palco do amistoso deste sábado entre Brasil e Bolívia. Funcionários do Sedede (Serviço Departamental de Esportes) têm trabalhado uma média de 15 horas por dia a fim de tentar deixar o estádio pronto para a partida. De acordo com Guillermo Saucedo, diretor do Sedede, estão sendo gastos aproximadamente 100 mil bolivianos (cerca de R$ 28 mil) na reforma. Inaugurado em 1939, o estádio pertence ao governo do distrito de Santa Cruz de la Sierra e é utilizado pelos clubes Oriente Petrolero, Blooming e Destroyers no Campeonato Boliviano.
O vestiário que será usado pela seleção brasileira terá o piso trocado, assim como pias, torneiras, duchas e armários, e as paredes serão pintadas. Nesta quinta, devido à troca do piso de borracha, o cheiro de cola no local era muito forte. A pedido da CBF, também será instalado um ar condicionado provisório. A seleção brasileira chegará a Santa Cruz de la Sierra na noite desta sexta (20h40 no horário local e 21h40 no de Brasília) e retornará ao Brasil logo após o amistoso, em um voo fretado. A Federação Boliviana de Futebol anunciou que a renda será destinada à família do garoto Kevin Espada, de 14 anos, morto no jogo entre Corinthians e San Jose, no dia 20 de fevereiro, pela Copa Libertadores, e aos campeões sul-americanos de 1963.

Atlético-MG
A equipe do Arsenal conseguiu deixar Belo Horizonte, ontem, depois de passar boa parte da madrugada no Juizado Especial Criminal montado no estádio Independência por causa da pancadaria generalizada com policiais militares. Oito jogadores foram autuados por lesão corporal e desacato a autoridade e os argentinos, após serem goleados pela segunda vez pelo Atlético Mineiro por 5 a 2 na Copa Libertadores, ainda tiveram que pegar R$ 38 mil emprestados com o time brasileiro para pagar a multa imposta pela Justiça.

Vasco
Depois de mais uma derrota, o Vasco decidiu até trocar o local de reapresentação dos jogadores para o treino de ontem. A atividade estava marcada para São Januário (palco de um grande protesto da torcida há duas semanas), mas o clube comunicou de última hora a mudança para o Centro de Educação Física da Marinha (Cefan). Segundo a justificativa oficial, foi para preservar o gramado do estádio vascaíno, que com a interdição do Engenhão receberá um número maior de jogos. Com a derrota para o Botafogo, os 3 a 0 em Volta Redonda, na última quarta, o Vasco completou cinco jogos sem vitória.

Flamengo
Apesar da vitória sobre o Remo por 1 a 0, na última quarta-feira, pela Copa do Brasil, o Flamengo voltou a atuar mal e manteve um clima ainda desconfortável para o técnico Jorginho, que estreou recentemente no comando da equipe, não conseguiu bons resultados no Campeonato Carioca e está praticamente fora da disputa pelo título da competição. Ontem, porém, ele disse que vai lutar pela classificação à semifinal da Taça Rio, o segundo turno do Estadual, até o fim. Mas dependeria de uma combinação de resultados para alcançar a vaga.

Corinthians
Cássio, goleiro do Corinthians, vive um inferno astral. Na partida em que o time conquistou a classificação às oitavas de final da Copa Libertadores, ele sofreu a sua quarta lesão na temporada. Desta vez no punho esquerdo. O jogador será reavaliado e deve ficar de fora do jogo deste domingo contra o São Bernardo, no Pacaembu, pelo Campeonato Paulista. A dor no punho, segundo ele, comprometeu a sua atuação em Bogotá, apesar de o time ter conseguido segurar a pressão do Millonarios e o placar de 1 a 0.

Palmeiras
O elenco do Palmeiras tem chamado a atenção nos últimos jogos não apenas pela dedicação em campo – com exceção da derrota vexatória para o Mirassol (6 a 2, na semana passada) -, mas também pela versatilidade. A disposição dos atletas em atuar em mais de uma posição tem sido a salvação do técnico Gilson Kleina, que aproveita a situação para minimizar a falta de opções para alguns setores do time.

Fluminense
Neste sábado, o Fluminense disputa a liderança do Grupo B da Taça Rio (segundo turno do Campeonato Carioca) contra o Resende. Mas é na briga pelo topo de outro grupo que o time tricolor está pensando. No próximo dia 10, a tropa das Laranjeiras visita a Arena Grêmio, em Porto Alegre, com a liderança do Grupo 8 da Copa Libertadores em jogo. “É outro jogo, outra história”, disse o zagueiro Gum, em referência à derrota por 3 a 0 imposta pelos gaúchos, no Rio de Janeiro, em 20 de fevereiro. “Aquele resultado não vai nos atrapalhar e nem nos ajudar. Agora é do zero de novo. Vai ser um jogo muito importante, uma decisão, e o Fluminense será cobrado pela vitória”.