A Faculdade Ibrate oferece dois cursos com previsão de início para maio deste ano, em Curitiba.

O curso de Pós-Graduação em Terapia Capilar tem em sua grade aprimorar a cosmetologia capilar e do couro cabeludo, consolidando a fundamentação teórica capilar e suas características físico-químicas. Analisar as formulações cosméticas direcionadas aos tratamentos das patologias capilares, inclusive as afecções por química e ao embelezamento. Priorizar a vivência prática nas técnicas de preparo das bases cosméticas capilares. Regulamentação dos cosméticos e sua aplicabilidade.

Conteúdo: Tricologia I; Fatores Nutricionais e Fitoterápicos na Saúde Capilar; Biossegurança nos salões de beleza, legislação; Relações Interpessoais; Formulações Cosméticas Capilares; Colorimetria I; Princípios Ativos das Linhas Profissionais; Serviços em estética, saúde e embelezamento; Empreendedorismo; Afecções e Patologias Capilares e do Couro Cabeludo I; Diagnóstico Capilar e Indicação de Protocolos; Marketing Pessoal e da Empresa; Custo e Formação de Preço; Tricologia II; Colorimetria II; Afecções e Patologias Capilares e do Couro Cabeludo II; Desestruturação Capilar e Metodologia da Pesquisa.

A coordenação é de professores com conhecimento teórico-prático em terapia e cosmetologia capilar.
Público Alvo. Profissionais graduados na área da saúde e embelezamento, cosmetólogos e áreas afins em busca de um diferencial no mercado de trabalho.

Carga Horária: Domingos e segunda-feira das 8h30 às 12 horas e das 13h30 as 17h30. Início em 26/05/2013.

O outro curso é o de Técnico em Saúde Bucal. O Técnico em Saúde Bucal (TSD e Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) são ocupações da área da Saúde reconhecida nacionalmente pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). TSB e o ASB compõe a equipe da saúde bucal e realizam atividades necessárias à prestação de cuidados no âmbito da promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal, atuando nas unidades e serviços de saúde públicos e privados, estando em expansão sua inserção em equipes de Saúde da Família.

O curso capacita o aluno entre outras funções para atuar: Aplicação de métodos preventivos para o controle de cárie; aplicação tópica de flúor; remoção de biofilme; instrumentação cirúrgica; isolamento do campo operatório;
inserção de materiais odontológicos nos preparos cavitários, realização de tomadas radiográficas; remoção de suturas; seleção de moldeiras e elaboração de modelos de gesso; manipulação de materiais de uso odontológico.

O curso prevê atividades como: Estudo de casos; proposição de problemas; pesquisa e desenvolvimento de projetos; palestras com especialistas da área; atividades em laboratório e clínica odontológica.

A coordenação é do Dr. Arnaldo Simões Junior. Carga Horária: 1.200 horas. Início em 06/05/2013.

O curso da Faculdade IBRATE é reconhecido pela Secretaria de Educação do Paraná com validade em todo o território nacional.