O ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, defendeu ontem que o governo sirva de mediador na escolha do futuro presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Segundo ele, a atividade é de interesse público e, por isso, o estado deve ter papel no disciplinamento. “Além de recursos públicos destinados à pratica de esporte, a construção de infraestrutura esportiva, há também a função social que deve dizer respeito ao estado exatamente pelo interesse social e público contido na atividade”, destacou durante audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte no Senado Federal, em Brasília.
Aldo Rebelo mantém uma relação conflituosa com o Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014, o representante político e financeiro da Fifa no Brasil. O atrito se acirrou após a divulgação de uma gravação em que o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marín, que também preside o COL, critica o ministro. O áudio contém, ainda, comentários sobre as eleições na CBF. Para o político, as relações entre o governo, Marin e a Fifa são “institucionais, de trabalho”.

Vasco
O diretor de futebol do Vasco, René Simões, descartou acelerar qualquer negociação para a saída de Dedé. O zagueiro tem contrato até 2015 com o clube cruzmaltino, o que permite que as opções sejam analisadas com calma. O dirigente disse que o Vasco não tem pressa de vender o defensor antes de junho. “Existe muita gente interessada no Dedé. No Brasil são mais de dois clubes. Mas o prazo é junho. O Vasco não vai se precipitar. Quem quiser vir falar com o Vasco que fale. Se tivermos que fazer, que façamos um excelente negócio. Mas, por enquanto, nada está partindo de nós”, disse, ontem.

Flamengo
O técnico Jorginho vai ter tempo para ajustar o Flamengo. Eliminado do Campeonato Carioca, o time cumpre tabela na Taça Rio (segundo turno) contra o Fluminense, neste domingo, e contra o Macaé, uma semana depois. É hora de fazer observações e projetar o restante da temporada. “O ano é longo, tem muita coisa para acontecer. O momento é delicado, mas temos muitas competições pela frente”, comentou o meia Renato Abreu.

Palmeiras
O dia 28 de março tinha tudo para ser o da demissão de Gilson Kleina. O Palmeiras se reapresentava após uma acachapante goleada de 6 a 2 levada do Mirassol, pelo Campeonato Paulista, mas o treinador foi mantido. Desde então, foram três vitórias e com boas atuações. A diretoria entende ter sido a primeira decisão acertada importante na gestão do presidente Paulo Nobre.

São Paulo
A uma semana do jogo que pode definir o rumo do clube no ano, o São Paulo entra em campo hoje contra o União Barbarense, às 19h30, no estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães, em Santa Bárbara D´Oeste, em jogo adiado da quarta rodada do Campeonato Paulista, com dois objetivos bastante claros: terminar o jogo com a primeira colocação assegurada — para isso, basta vencer — e acertar no campo a equipe que enfrentará o Atlético Mineiro no próximo dia 17, no Morumbi, pela Copa Libertadores.

Botafogo
O Botafogo a cada rodada dá demonstrações que tem tudo para ser campeão antecipado do Campeonato Carioca. O vencedor da Taça Guanabara (primeiro turno) pode garantir uma vaga nas semifinais da Taça Rio se derrotar o Friburguense hoje, às 16 horas, em Moça Bonita, em partida adiada da terceira rodada do returno da competição. Nas semifinais, o time alvinegro provavelmente encontrará o Fluminense como único rival sobrevivente na disputa. Flamengo e Vasco já estão eliminados.