A juíza Roseli Nalin, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, decidiu na noite desta quarta-feira suspender o processo de licitação para concessão do estádio do Maracanã à iniciativa privada. A necessidade de maior detalhamento de todos os elementos que constituem o Edital de Licitação (Estudo, Projetos e demais documentos) tem por premissa a existência de evidente conflito de interesses na hipótese de participação do particular que tenha elaborado os estudos em certame com evidente potencial competitivo reduzido, afirmou a juíza na sentença. A absoluta carência de detalhamento dos estudos e a precariedade dos Projetos apresentados pelo Estado, conjugados com a utilização do procedimento do MIP, importa, inexoravelmente, em violação do dever jurídico de conduta transparente, isonômica e com ampla publicidade, o que importa, ao menos neste juízo inicial, em ilegalidade no Edital ora impugnado, continuou.
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) havia entrado com uma ação civil pública que pedia a anulação do processo de concessão do Maracanã à iniciativa privada, a suspensão da demolição das estruturas do entorno do estádio – notadamente o estádio de atletismo Célio de Barros e o parque aquático Júlio Delamare – e que essas estruturas sejam mantidas em funcionamento. O MPRJ também aponta que existem muitos indícios de que toda o processo foi conduzido com o intuito de favorecer uma empresa. No caso, a IMX, do bilionário Eike Batista.

Itaquerão
Corinthians e Odebrecht garantiram acesso aos Certificados de Incentivo ao Desenvolvimento (CIDs) que serão emitidos pela Prefeitura de São Paulo, mas clube e construtora não têm previsão de quando terão efetivamente à disposição o dinheiro referente à primeira parcela dos papéis. A liberação dos certificados será no valor de R$ 156 milhões, mas os documentos serão vendidos no mercado com deságio. Os CIDs representam um dos pilares do financiamento do Itaquerão, estádio que vai receber a abertura da Copa do Mundo de 2014. Ao todo, serão emitidos R$ 420 milhões para a obra, que já está 70% pronta — a inauguração está prevista para dezembro.

Seleção
O técnico Luiz Felipe Scolari admitiu ontem que poderá dar nova chance ao veterano Zé Roberto, 38 anos, na seleção brasileira, às vésperas da Copa das Confederações. Felipão disse ser um admirador do bom futebol do meia e o viu em ação pelo Grêmio, ontem, contra o Fluminense, pela Copa Libertadores. “O Zé tem jogado bem. Ele se cuida muito, tem uma boa dinâmica dentro da equipe”, declarou.

Botafogo
Após dois jogos de ausência, Seedorf voltou ao meio de campo do Botafogo ontem para a partida contra o Friburguense, adiada da terceira rodada da Taça Rio, no estádio de Moça Bonita. Mas a presença do craque holandês era um luxo que o time sequer necessitou. Os botafoguenses venceram por 3 a  e mantiveram a campanha perfeita no returno do Campeonato Carioca. Com o resultado, garantiram classificação para as semifinais. Se conquistar também a Taça Rio, o Botafogo se sagra campeão estadual sem a necessidade de dois jogos finais.

Vasco
O diretor executivo do Vasco, René Simões, admitiu ontem que o atraso de salários tem influenciado no desempenho dos jogadores. Com somente quatro pontos, o time ocupa a penúltima posição do Grupo A da Taça Rio (segundo turno do Campeonato Carioca), já sem chance de classificação às semifinais. René Simões rechaçou, no entanto, que a influência dentro de campo seja algo proposital por parte dos atletas. “Influencia, sim. Mas não acho que seja algo consciente, do tipo ‘não vou correr porque não recebi’. Pelo contrário, já vi equipes serem campeãs mesmo com salários atrasados”, disse.

Flamengo
O técnico Jorginho vai aproveitar os dois jogos restantes na Taça Rio (segundo turno do Campeonato Carioca) para seguir com suas observações do elenco do Flamengo. Para o clássico contra o Fluminense, neste domingo, o treinador deve escalar o zagueiro chileno González e o lateral-esquerdo Ramon pela primeira vez desde que assumiu o comando do clube. Os dois formaram entre os titulares durante todo o treinamento desta quarta-feira.