Fotos: Divulgação

Um ponto turístico muito bacana para se visitar em São Paulo é o mercado público, carinhosamente chamado de Mercadão. Com 80 anos de história hoje, depois da grande reforma feita em 2004, ele deixou de ser somente um entreposto de comerciantes para se tornar, também, um point gastronômico da capital paulista.

Além dos famosos pastéis e o tradicional (e exagerado!) lanche de mortadela – que inclusive pode ser encontrado em uma versão reduzida, batizada de kids -, o Mercadão oferece diversos pratos típicos das culinárias árabe, italiana, japonesa e, claro, brasileira. Frutas, sucos, sorvetes e guloseimas de todo o tipo prometem tornar o programa gastronômico ainda mais gostoso.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

A visita ao Mercadão também é uma excelente oportunidade para conhecer um pouco da história de um dos mais tradicionais pontos turísticos da capital paulista. Projetado pelo escritório do arquiteto Francisco Ramos de Azevedo em 1926, o Mercadão levou anos para ser construído. Em 1932, as obras já tinham sido concluídas, mas o local acabou servindo de paiol para armazenar armas e munições das tropas paulistas durante a Revolução Constitucionalista. Sua inauguração oficial aconteceu, então, no começo de 1933, no mesmo dia do aniversário da cidade de São Paulo.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Desde então, o Mercadão passou por algumas melhorias e reformas, sendo a principal delas entregue no dia 26 de agosto de 2004, quando o espaço ganhou um mezanino que funciona como uma varanda gastronômica com vista para o interior do edifício, privilegiando, assim, os belíssimos vitrais de autoria do artista Conrado Sorgenicht Filho. Neles estão retratadas cenas e paisagens do período anterior à mecanização do campo, como o trabalho manual nos processos de cultivo e colheita e a tração animal para o arado e para o transporte.

Aos 80 anos, Mercadão reúne em um mesmo lugar tradição e inovação. Para quem for visitar, um bom passeio e ótimas compras.

Serviço
O Mercadão fica na Rua da Cantareira, 306 – Sé. Horário de funcionamento: de segunda à sábado das 6 às 18 horas. No domingo das 6 às 16 horas. Telefone: (11) 3313-3365. Site: www.mercadomunicipal.com.br/.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *******
Rodrigo Browne
[email protected]