Horacio Cartes venceu, neste domingo (21), as eleições para a presidência do Paraguai. O representante do Partido Colorado foi eleito com mais de 45% dos votos e superou o governista Efraín Alegre, que ficou em segundo lugar com 36%. O resultado foi divulgado pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE) do país.

Alegre, candidato da Aliança Paraguai Alegre formada pelo Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA) e pelo pequeno Partido Democrático Progressista, assumiu a derrota antes do anúncio dos resultados preliminares oficiais. “Fizemos um esforço extraordinário (…) Não foi possível (a vitória)“, disse. “O povo paraguaio se pronunciou e nós respeitamos sua decisão nas urnas”, acrescentou Alegre,

Em seu primeiro discurso como presidente eleito, Cartes reafirmou o compromisso de “dar um novo rumo ao país”. “Na campanha eleitoral, falávamos que queríamos um novo rumo para o Paraguai. E quero reafirmar o compromisso assumido e ratificar agora ao Partido Colorado e a todos os outros partidos e àqueles que não pertencem a partido político algum, que ganhou o Paraguai, e o compromisso é com todos os paraguaios da república”, disse.

Cartes também prometeu trabalhar “para todos os paraguaios”, especialmente os mais necessitados, pessoas da terceira idade, os jovens e as mulheres. “Sinto que posso trabalhar para os mais de seis milhões de paraguaios de meu país”, disse.

O novo presidente assumirá o cargo em 15 de agosto, substituindo Federico Franco, que concluiu o mandato iniciado em 2008 pelo ex-bispo católico Fernando Lugo, destituído pelo Congresso em junho de 2012, acusado de “mau desempenho de suas funções”.

O próximo mandatário terá como desafio reintegrar o Paraguai ao Mercosul e à Unasul, já que o país está suspenso das duas organizações desde a queda de Lugo. Nesse interim, o Mercosul conseguiu integrar a Venezuela ao bloco, o que não tinha ocorrido ainda por rejeição do Congresso paraguaio.