O Corinthians e a Odebrecht vão anunciar em breve que a Caixa Econômica Federal é o banco repassador do empréstimo do BNDES de R$ 400 milhões para a construção do Itaquerão (Arena Corinthians), o estádio de abertura da Copa do Mundo de 2014. Na última segunda-feira, em reunião do Conselho, o presidente Mário Gobbi disse aos conselheiros que o clube “está muito próximo” de fechar com a Caixa, encerrando as negociações com o Banco do Brasil. O empréstimo do BNDES estava liberado há cerca de um ano, mas nem o clube nem a construtora, por meio de um fundo imobiliário criado para a operação, tiveram acesso a linha de crédito. O dinheiro precisa ser disponibilizado por um banco repassador porque um clube de futebol não pode receber o valor diretamente. Seria o Banco do Brasil, mas as exigências bancárias pedidas não foram atendidas pelo fundo imobiliário formado por Odebrecht e Corinthians.
Na semana passada, a Caixa admitiu que pode intermediar o empréstimo do BNDES para o Corinthians construir o Itaquerão – o banco havia informado o Ministério Público Federal que estuda intermediar o negócio. “Os estudos relativos à eventual operação da Arena de São Paulo encontram-se em fase de avaliação interna inicial, ainda não conclusiva”, disse a nota divulgada pelo banco ao MPF.

São Paulo
Casemiro foi emprestado para o Real Madrid Castilla (a versão B dos merengues) com a expectativa que levasse um choque de profissionalismo e voltasse mais maduro ao São Paulo. Mas a evolução do volante foi tão grande nos três meses em que está na Europa que os espanhóis devem exercer a opção de compra e desembolsar cerca de 6 milhões de euros (R$ 15,4 milhões) para contratá-lo em definitivo. O empréstimo termina em julho deste ano.

Flamengo
O Flamengo está de olho na possibilidade de levar o seu segundo jogo (se houver necessidade) contra o Campinense-PB, pela próxima fase da Copa do Brasil, para o Maracanã. Como a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ) já sinalizou que quer a final da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca, no dia 5 de maio, no reformado estádio, que vai ser reaberto neste sábado, o Flamengo já negocia com a entidade para dar esse presente à sua torcida.

Vasco
Apesar do discurso programado de que a perda do zagueiro e ídolo Dedé vai ser recompensada com a contratação de outros reforços, é claro o desânimo no Vasco para tentar arrumar o time visando ao Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. O técnico Paulo Autuori tem conversado com os dirigentes a fim de decidir  obre nomes que possam compor o grupo e que não representem nenhum gasto substancial para a folha salarial do Vasco.

Santos
O técnico Muricy Ramalho vai escolher no treino técnico de hoje, no CT Rei Pelé, o novo titular da lateral direita para o jogo único contra o Palmeiras, neste sábado, na Vila Belmiro, pelas quartas de final do Campeonato Paulista. Os candidatos são Alan Santos, que marca melhor por ser primeiro volante, e o meia Felipe Anderson. Bruno Peres, com lesão na coxa, continua no departamento médico e Galhardo não tem condições emocionais para jogar em razão da morte do irmão Marquinhos (era meia e jogava no Tombense-MG) em acidente de carro, no Rio de Janeiro, na última terça.

Palmeiras
O Palmeiras surpreendeu ao anunciar mais um reforço para a temporada de 2013. O novo jogador alviverde é o meia-atacante Serginho, 22 anos, que disputou o último Campeonato Paulista pelo Oeste, de Itápolis. O jogador assinou ontem contrato de empréstimo até o fim do estadual do ano que vem, com opção de compra por parte da diretoria.

Fluminense
Em treino tático realizado ontem nas Laranjeiras, o técnico do Fluminense, Abel Braga, deu prioridade para a saída de bola com rapidez da defesa para o ataque. Deve ser assim o ritmo do time no jogo de domingo contra o Volta Redonda, na casa do adversário, pela fase semifinal da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca. Abel Braga usou praticamente todos os seus titulares e ficou satisfeito com o desempenho de Deco, que não vem atuando por causa de sua condição física irregular.