No dia 22 de março de 2012, o Coritiba anunciava o retorno de um de seus grandes ídolos da historia recente: o atacante Keirrison, que chegava por empréstimo do Barcelona, com a expectativa de recuperar seu bom futebol.

Um ano depois, o atacante ainda nem entrou em campo devido a problemas com lesões. Ainda assim, o Barcelona, que comprou o jogador do Palmeiras em 2009, por 16 milhões de euros, negocia a renovação de seu contrato, que vai até junho de 2014, quando também se encerra seu empréstimo ao Coritiba.

Curiosamente, o jogador sequer chegou a jogar partidas oficiais pelo clube catalão. Assim que foi contratado, foi emprestado ao Benfica (POR), para ganhar experiência. Sem espaço no clube de Lisboa, se transferiu para a Fiorentina (ITA) seis meses depois. Em seguida, foi repassado ao Santos e ao Cruzeiro.

Segundo matéria do site ESPN.com.br, o empresário de Keirrison, Marcos Malaquias, e o representante dos catalães na América do Sul, o agente André Cury, se reuniram com representantes do Barcelona no último mês de março, durante os amistosos da seleção brasileira contra Itália e Rússia, para tratar da renovação.

Com 24 anos, Keirrison viveu seu auge em 2008, quando marcou 41 gols em 57 jogos na temporada e se sagrou artilheiro do Campeonato Brasileiro, ainda jogando no Coritiba. No ano seguinte, foi vendido para o Palmeiras e repetiu o bom desempenho: 24 gols em 36 jogos. Contudo, desde que deixou o Brasil e foi tentar a sorte em solo europeu, o desempenho dele caiu drasticamente. Nos últimos três anos e meio, foram apenas 58 partidas oficiais e apenas 14 gols.

O atacante chegou ao Coritiba já lesionado. Quando estava prestes a reestrear, sofreu uma nova lesão, em agosto do ano passado. Agora, deverá voltar aos campos em agosto.

O clube do Alto da Glória agora espera o Barcelona renovar com Keirrison para ampliar o empréstimo e ainda conseguir uma participação no caso de uma venda futura.