Seguindo uma tendência nacional de dar transparência à administração pública, a Prefeitura de Araucária passou a disponibilizar, desde a última sexta-feira, em sua página da internet (www.araucaria.pr.gov.br) a relação de salários de todos os servidores municipais. A medida cumpre a Lei de Acesso à Informação (lei 12.527/2011), sancionada pela presidente Dilma Roussef, que visa fortalecer a política de transparência pública.
A partir de agora qualquer cidadão pode ter informações sobre os vencimentos brutos de todos os servidores da Prefeitura, incluindo o prefeito e secretários. As informações estão disponíveis na seção Portal da Transparência. Nele constam nome, cargo, secretaria de lotação e remuneração total bruta.

O Governo Federal começou dando o exemplo. No Portal da Transparência do Governo Federal, é possível encontrar os rendimentos de todos os servidores federais, inclusive da presidente Dilma Roussef. Governos como o de Santa Catarina e de São Paulo também disponibilizam de forma nominal a relação de servidores e salários. Assembleias Legislativas do Espirito Santo e Santa Catarina também disponibilizam a consulta por meio do nome do servidor.
Em algumas situações, a divulgação da relação de nomes e salários foi impedida por decisões ou normas estaduais. Mas o Supremo Tribunal Federal (STF), nos últimos anos, tem se posicionado claramente pela divulgação completa das informações, em sintonia com o que prevê a Lei de Acesso à Informação. O atual presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, bem como ex-presidentes, já se manifestaram de forma favorável à divulgação completa das informações.