Richard Swanson, de 42 anos, morreu atropelado por uma caminhonete nesta terça-feira (15), informou a agência Associated Press. O homem planejava caminhar 16 mil quilômetros de Seattle, nos Estados Unidos, até o Brasil com uma bola nos pés.

A fatalidade aconteceu enquanto Richard caminhava no acostamento de uma estrada nos arredores de Lincoln City, no estado de Oregon, nos Estados Unidos. Segundo a AP, nenhuma acusação foi apresentada contra o motorista.

Swanson havia encarado o desafia de atravessar o continente americano para promover o projeto “One World Futbol”, com sede em Berkeley, Califórnia, que tem o objetivo de doar bolas de futebol a países em desenvolvimento. Ele esperava concluir a viagem a tempo de assistir a Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

Em uma página do Facebook intitulada “Breakaway Brazil”, que era utilizada para documentar a viagem planejada, foi postada uma nota pelo falecimento de Swanson.

“É com o coração pesado que anunciamos que Richard Swanson morreu esta manhã. Equipe, familiares e amigos vão sentir falta dele e amá-lo profundamente. Você chegou ao Brasil em nossos corações, Richard”, diz o post, assinado pela Equipe Richard.

Swanson deixa dois filhos, com idades entre 22 e 18 anos, mencionados em um vídeo do YouTube publicado em março. Ele começou sua viagem após ser demitido e ter dificuldade em encontrar um novo emprego.