O que falar quando chegamos neste ponto de atuação tão negativo no Brasil. Um bem de consumo como o leite, voltado a gerar benefícios para a saúde, conseguiu ser deteriorado por pessoas de má índole. Tentar lucrar ou tirar proveito em cima do leite de todo dia, uma fonte de energia tão saudável para o desenvolvimento das crianças, que lastimável estampar os jornais desta maneira.
Assim me questiono, como é que estas pessoas – pois não consigo nem dizer seres humanos – são tão insensíveis a ponto de contaminar o leite pela mistura de água e ureia? Ato que choca e horroriza a população ao ler a cada dia: dono da empresa de transporte X ou Y está sendo investigado por adulteração no leite. Insano pensar nesta prática…
Modestamente, em minha opinião, trata-se de um ato inadmissível e tiro o chapéu para a mídia quando mostra a realidade nua e crua, pois é só assim para não cair no esquecimento. O tempo passou, mas ainda bem que em um dos mandatos que exerci como deputado estadual, garanti pela Lei nº 16385 (de 25 de janeiro de 2010), o leite para as nossas crianças. Que alívio! Com sapiência foi criado o Programa Leite das Crianças do Paraná, sem interferências políticas e partidárias. Atualmente, encontra-se sob a coordenação da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETS).
Graças a Deus, e ao cumprimento da lei, o programa vingou e atende em média 146 mil crianças por dia no Estado. O programa atinge a faixa etária de seis a 36 meses, de famílias com renda mensal inferior a meio salário mínimo regional. O leite é distribuído gratuitamente, e sem fraudes no procedimento. É fresco e tem um teor mínimo de gordura (3%), além de ser enriquecido com as vitaminas necessárias.
Não é novidade que temos que estar sempre de olhos abertos. É de conhecimento público que o leite destinado ao programa é comprado de pequenos produtores, usinas familiares e cooperativas. O alerta é que está tudo registrado e amparado pela lei.
Nossas crianças merecem leite puro! Fico aliviado ao saber que o produto destinado ao programa continua cumprindo as exigências legais da instrução normativa (62) do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento – a qual dispõe sobre a produção do leite, assim como a contagem bacteriana, higienização das ordenhas, refrigeração. É obrigação dos agricultores e usinas se adequarem ao que é correto.
Sei que quem está antenado para o que acontece no Estado pode indagar sobre os investimentos desse programa. E, como homem público, afirmo que os valores são irrisórios se comparados às melhorias na saúde de milhares de crianças. O programa tem ajudado a diminuir a desnutrição e outras deficiências, fatos estes que estão reduzindo significativamente os índices de morbidade e mortalidade.
Sim, vamos aos números para os que adoram cálculos: investimento mensal do Programa Leite das Crianças no Paraná é de R$ 5,9 milhões. A somatória equivale a aproximadamente quase R$71 milhões ao ano. É com orgulho que falo sobre este programa que tanto se dedica às crianças. Vale ressaltar que são elas que vão nos representar no futuro.
Nossa, quantas mil atribuições um programa consegue ter se for tão bem aplicado e direcionado? Faço um apelo para a sociedade: procure sempre saber sobre assuntos diversos, aja, questione, cobre, vá atrás dos seus direitos. Vamos nos unir em busca do que está correto e chega de fraudes!

Deputado Estadual por seis legislaturas (86 a 2011) e atual superintendente regional do Ministério Trabalho e Emprego/PR