Encerra-se nesta sexta-feira (31) o período para a realização de inscrição no processo seletivo para os cursos técnicos à distância em Agente Comunitário de Saúde, Hospedagem e Transações Imobiliárias. Mais de quatro mil vagas estão disponíveis em 61 municípios paranaenses. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio de ficha de inscrição online. As aulas acontecem nos câmpus do IFPR e em pólos de educação à distância e são totalmente gratuitas.

Os três cursos disponibilizam um total de 20 mil vagas em todo o Brasil. No Paraná, por meio desta seleção, serão preenchidas 4.080 vagas, sendo 2.280 destinadas ao curso de Agente Comunitário de Saúde, 1.240 vagas para o curso de Transações Imobiliárias e 560 para o Técnico em Hospedagem. Cada candidato deve se inscrever em apenas um curso.

Do total de vagas ofertadas, 20% são para alunos que estudaram em instituições públicas integralmente e outros 20% para estudantes que estudaram em instituições públicas integralmente e possuem renda familiar de até 1,5 salário mínimo; 20% são destinadas a cota racial, 5% para indígenas e 5% para pessoas com deficiência.

Informações sobre os cursos podem ser encontrados na página da Diretoria de Educação à Distância do IFPR.

Análise de histórico escolar substitui prova

Este processo seletivo terá uma característica inovadora adotada pelo IFPR EAD. Para participar, o candidato deverá preencher o Formulário de Inscrição com os dados pessoais e as notas finais das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia, contidas no último ano do Histórico Escolar do Ensino Médio (antigo Segundo Grau) ou Certificado do ENEM, conforme orientações do edital.

A avaliação será feita por meio de análise do Histórico Escolar do Ensino Médio ou Certificado do ENEM de cada candidato. Os critérios de avaliação levam em conta o desempenho do estudante durante o ano de conclusão do Ensino Médio, resultando na média aritmética entre as notas das 4 disciplinas avaliadas. A Subcomissão de Processo Seletivo IFPR EAD, constituída por servidores do IFPR e designada pela Direção Geral de Educação a Distância do IFPR é que realizará o processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos.

Os candidatos que possuírem qualquer dúvida, devem entrar em contato pelo e-mail [email protected]. A Subcomissão de Processo Seletivo não se responsabilizará por qualquer atraso, problema de conexão, comunicação e outros fatores adversos que venham impossibilitar o candidato a concluir a inscrição. Portanto, os estudantes devem prestar muita atenção e sanar as dúvidas o quanto antes.

Dúvidas

Dúvidas sobre este processo seletivo podem ser sanadas por meio do telefone 0800-643-0007, Opção 5 – Gestão de Polos. A ligação é gratuita. Também é possível utilizar o e-mail [email protected].