A Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, através de sua Secretaria de Cultura, em parceria com a Infraero – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, apresenta a exposição Mondes Éphémères. A abertura da exposição acontecerá dia 03 de junho, às 19h30, no 3º. Piso do Aeroporto Internacional Afonso Pena em São José dos Pinhais. O francês Jean Foucault está há um quase um ano na capital paranaense. O motivo que trouxe o francês para cá, foi o desejo de conhecer o lugar onde a sua esposa Cristine  que nasceu no Guatupê em São José dos Pinhais. Jean é poeta, pesquisador em literatura, secretário geral da Associação Lignes d´éscritures (Maison nomade de poésie em Picardie, ateliers d´èscriture), presidente da editora Corps Puce, pesquisador na Universidade de Cergy, coordenador da I´AICLEL cuja sede social está na Maison des Sciences de I’Homme Paris – Nord  em Saint Denis. Jean publicou mais de trinta coletâneas de poesia, entre elas as bilingue  o Le poète est La mémoire de I´avenir, viu José viu? /O poeta é a memória do futuro, viu José dos Pinhais, viu? E Écailles/Escamas do Museu de São José dos Pinhais, ambos em parceria com a Prefeitura de São José dos Pinhais.

A exposição Mondes Éphémères   aborda a efemeridade  do mundo que nos permeia, no entanto, temos pouca consciência. A ideia da exposição surgiu depois de várias visitas do fotógrafo ao aeroporto. Primeiramente ele registrou imagens dos vidros translúcidos que delimitam alguns espaços no Aeroporto Internacional Afonso Pena que para ele suscitavam palavras. Após, captar uma infinidade de imagens ele selecionou algumas e depois fez uma poesia específica para cada imagem. Segundo Jean Foucault a ideia inicialmente ocorreu há alguns anos atrás quando ele estava no deserto do Atacama na beira do oceano no norte do Chile. Lá ele viu no alto das falésias redes que eram colocadas e que atrapalhavam o sol nascente, criando imagens inimagináveis. De acordo com Jean Foucault ele só fotografa a imagem que de alguma forma, o inspiram a escrever. Ainda sobre a exposição o chefe de divisão de Artes Visuais e Literatura Roberto  Machnievscz, destaca O objetivo da Secretaria de Cultura é colocar São José dentro do circuito das Artes Visuais, portanto, não apenas a pintura, mas também a fotografia, a gravura, o desenho, entre outras, devem fazer parte do nosso circuito de exposições. Estamos atuando para que isto de fato ocorra, estamos buscando a diversidade e a excelência artística. A exposição é composta por 27 fotografias  onde estão inseridos: imagem e poesia bilingue francês/português.

O Secretário de Cultura, Amarildo Rosa, conheceu o trabalho de Jean Foucault na ocasião de sua visita em seu gabinete. Amarildo destaca A cultura deve ultrapassar barreiras e continentes. A exposição de Jean Foucault possibilita um olhar estrangeiro sobre nossa cidade e, nós também teremos um olhar diferente, um novo olhar, possivelmente mais atento, mais carinhoso e certamente mais poético. A exposição permanecerá aberta para visitação até o dia 30 de junho.

Serviço:

Local: Aeroporto Afonso Pena

Endereço: Av. Rocha Pombo, Águas Belas – São José dos Pinhais

Data e horário: De 03 a 30 de junho de 2013, diariamente das 0h às 24h

Preço: Entrada Franca