A TV5, canal da França, tem exibido – como faz há muito tempo – documentários de dar água na boca. Alguns chegam a ter duas horas de exibição, sem intervalos comerciais e, no nosso caso, legendados para o Português, São inúmeros os programas, sempre com lições de bom jornalismo e temas intrigantes com começo, meio e fim. É quase impossível mudar de canal. Muito diferente do que se vê hoje por aqui, onde tem sobrado material comprado de  fora ou, quando não, temas banais, popularescos, que nunca levam a lugar nenhum. Uma enganação televisiva.

Outra lição a ser aprendida pelos brasileiros – especialmente pessoal do meio é a dada nos programas  produzidos pela RAI, rede italiana de TV, sempre reunindo o que há de melhor em apresentadores e ideias.

Aliás, é bom que se diga, ideias essas criadas pela própria RAI e não, como aqui, adquiridas a peso de ouro. São cada vezes mais raros nas nossas TVS os programas que têm equipes de criação próprias. O comprar pronto, por puro comodismo, virou mania.


TV Tudo

Ponto 1
A Record até pensou em fazer testes para encontrar novo apresentador do Programa da Tarde, que iria substituir Britto Junior durante o período da próxima Fazenda.

Mas o próprio Britto preferiu continuar com os dois.

Ponto 2
Existe, no meio disso, o peso do dinheiro do merchandising, que não é pouco, e o Britto não quis abrir mão do que o Programa da Tarde tem oferecido.

Certamente, ele levou em conta a experiência do passado, quando saiu do Hoje em Dia para a Fazenda, e teve uma baixa importante nos seus vencimentos.

Frente pro mar
Na Grande Recife, a Globo Nordeste está montando um estúdio de vidro em frente a Arena Pernambuco.

É de lá que será feita a ancoragem dos telejornais locais e participações nos informativos da rede durante a Copa das Confederações.

A propósito…
A Globo terá preferência em tudo na transmissão da Copa das Confederações, como posições nos estádios, número de profissionais, acesso a determinados locais… etc.

Algo muito diferente do que a Bandeirantes, modestamente, poderá oferecer.

Fila do SUS
A direção do Viva fez uma lista de novelas para eventuais reprises, isto ainda em 2010. Esses pedidos foram encaminhados à TV Globo.

A burocracia que envolve todo o processo, especialmente o pagamento dos atores pelas reprises, às vezes complicam um pouco o andamento das coisas.

Mal explicado – 1
Fernando Schiavo, gerente de marketing do Viva, na coletiva de imprensa do Sai de baixo, afirmou que 2/3 dos ingressos seriam colocados à disposição do público para a gravação do programa.

A verdade é que não foi bem assim. Fontes da organização revelam toda a plateia foi formada por convidados da emissora, dos patrocinadores e do próprio elenco, além da imprensa.

Mal explicado – 2
Na mesma coletiva, Miguel Falabella chegou a deixar bem claro que se o grande público não tivesse acesso, também não haveria o especial.

E agora?

Combinado assim
O SBT e a Fremantle estão praticamente fechados sobre a nova temporada do Menino de Ouro. Este é um ponto.

O outro é que, por contrato, será obrigatória a repetição do mesmo elenco do primeiro, portanto, a participação de Karina Bacchi também deve ser confirmada.

Estreia
Já está definida para o dia 26, uma quarta-feira, faixa da meia-noite, a estreia do Gabi quase proibida, da Marília Gabriela.

O SBT, que é dono do programa, ainda não fala nada, mas a TV Minuto, do Grupo Bandeirantes, já está anunciando.

Programação
A Bandeirantes irá interromper a exibição do The Walking Dead provavelmente na semana que vem, mais tardar, no dia 18.

O programa A Liga, a partir daí, passará a ocupar a faixa das 22 horas, nas terças-feiras, em seu lugar. Só para janeiro está prevista a estreia de uma nova temporada da série.


Não deve demorar muito e Fernanda Machado, como Leila, deve se transformar no Félix de saias em “Amor à Vida”.

Edu Moraes/TV Globo


Bate – Rebate

  • A Band aberta, confirmando, irá transmitir as finais de Roland Garros no fim de semana…
  • … No sábado, decisão feminina, às 9h45, com transmissão de Oliveira Andrade, que está lá…
  • … E, no domingo, a masculina, com Luciano do Valle, que está aqui…
  • Uma série do Saia Justa, só com homens, deve ser exibida no GNT em julho…
  • … O diretor Nilton Travesso ainda trabalha na definição dos participantes.
  • O SporTV, durante o mês de julho, irá promover várias mudanças entre os seus correspondentes internacionais….
  • … Marcelo Barreto, atualmente na Europa, voltará a trabalhar no Brasil…
  • … E a repórter Karin Duarte irá para os Estados Unidos.
  • Parenthood, série de sucesso, irá estrear no GNT em 6 de agosto.
  • A Record irá trabalhar com 70 câmeras de alta definição na nova Fazenda.

C´est fini

O Domingo Legal, do Celso Portioli, no SBT, receberá no próximo programa o galã de Rosalinda, Fernando Carrillo.

A novela, em reprise, está sendo apresentada, diariamente, às 14h30.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!