Vivendo e aprendendo… No Cartão Verde, da TV Cultura, programa da semana passada, o convidado Silvio Luiz surpreendeu com algumas revelações.

Aquele seu “foi, foi, foi, foi…”, logo depois de um gol, e do confira comigo no replay, foi criado tão somente para que ele tenha tempo de ver quem, de fato, foi o autor do último toque. Serve como recurso.

Com essa história do off-tube, que tomou conta de praticamente todas as emissoras sob o pretexto de economizar, muitas vezes, os narradores ficam boiando em relação a aquele que meteu a bola na rede. Isto, além dos seus também característicos pelas barbas do profeta ou o sempre copiado, mas devidamente registrado, Olho no lance. Para todos existe uma explicação e uma história.

Aliás, para o Silvio nem ele nem os demais narradores de futebol são verdadeiramente narradores, e sim, “legendadores de futebol”. Entende como absolutamente desnecessário gritar gol quando o telespectador viu com os seus próprios olhos que a bola entrou. Entre outras coisas.

Natural que tudo isso vai das características de cada um, mas a questão da redundância poderia ser melhor avaliada por todos. Por que falar ou repetir aquilo que a imagem está mostrando?


TV Tudo

Revenge – 1
A série americana Revenge tem duas temporadas produzidas até agora, num total de 44 episódios.

A primeira, aqui no Brasil, ficará no ar até o início de setembro.

Revenge – 2
A Globo, questionada, ainda não informa se irá exibir a segunda na sequência da primeira. Provavelmente não.

Apesar de todo barulho em cima, o seu desempenho na audiência deixa a desejar. No último domingo, por exemplo, Revenge perdeu para o Pânico, da Band.

País da Copa
Ainda sobre o jogo da Seleção brasileira, domingo passado, no novo Maracanã, só mais uma observação. A desordem à beira de campo foi algo que não se vê em lugar nenhum do mundo.

Os comentaristas do SporTV, como Roger e Edinho, andaram por ali o tempo todo, como se nada estivesse acontecendo ou como se aquele ainda fosse o lugar deles.

Vai começar
A Record confirma para o próximo dia 12, quarta que vem, o início das gravações de Pecado Mortal, novela do Carlos Lombardi, já com a participação dos atores, mas ainda sem as suas cidades cenográficas. Que serão duas.

Por enquanto, além dos trabalhos de produção, foram feitos os stocks-shots.

Wyllys com Poli
Domingo agora, 9 e meia da noite, em seu novo programa, Poli, Maria Cristina Poli vai entrevistar o deputado federal Jean Wyllys.

A gravação foi feita na casa dele, no Rio, e a proposta é essa mesma, um grande bate-papo em algum lugar representativo para o entrevistado. Jean falou de sua infância pobre, da relação difícil com o pai, da superação da miséria, do BBB, enfim, de tudo. A Poli é da escola das grandes repórteres.

Formato
O programa da Eliana acabou de fechar com a Endemol mais um formato com exclusividade, para estrear em breve.

Trata-se do “You Tube Secret Talent”, desenvolvido para Internet na Alemanha, mas ainda sem exibição na TV. No fundo, é uma versão grandiosa do conhecido Famosos na Internet.

Final ao vivo
A Band aberta também vai mostrar no domingo, a partir das 10 e meia da manhã, a grande final masculina do Aberto da França.

É importante salientar que, pela primeira vez, o canal Bandsports, com uma equipe completa em Paris, transmitiu todo o torneio.

Vamos corrigir
Dia desses, a coluna falou dos programas de culinária e da insistência que se comete, de maneira geral, em viajar na maionese, apresentando coisas que ultrapassam os limites do aceitável. E aqui, ao generalizar, houve uma grande injustiça.

O programa do ator Rodrigo Hilbert, no GNT, não por acaso Tempero de Família, é o avesso das barbaridades cometidas. Vale e se destaca pela simplicidade.

Festa da Faa
Hoje, Faa Morena está completando 10 anos de programas na Rede TV!. Uma comemoração fora do ar, porque o seu programa é sempre aos domingos.

Faa começou em 2003, com o Almoço com as Estrelas e, em 2006, passou para o Ritmo Brasil.

Wayne Camargo – Divulgação/Rede TV

O assunto do beijo
A Globo vai quebrar o tabu do beijo entre pessoas do mesmo sexo nas suas novelas.

E vai acontecer em Amor à Vida, algo, aliás, que já é comentado nos seus interiores. Fala-se, no entanto, que será uma coisa próxima do beijo do escorpião.

Chantageado por um rapaz, Félix arma uma cena romântica e depois de matar a vítima, dá um beijo com gosto de champanhe.


Bate – Rebate

  • A atriz Luiza Valdetaro está tomando aulas de canto por causa da sua personagem na novela Joia Rara, da Globo.
  • Felipe Andreoli, da Espanha e da apresentação do Neymar, voltou para o Roland Garros, em Paris…
  • … Parte do material será apresentado já no CQC de segunda.
  • Anjo Mau, da Maria Adelaide Amaral, será reprisada no Viva a partir do dia 8 de julho.
  • Palmirinha Onofre já iniciou as gravações da nova temporada do seu programa no Bem Simples.
  • Luana Piovani está na Dança dos Famosos e, por enquanto, vai continuar apenas nela, com muito empenho e dedicação…
  • … Até mesmo outros convites da própria Globo, ainda para este ano, ela já recusou para ficar focada apenas na competição.
  • Todo o projeto da nova TV Gazeta deverá ser aprovado até o fim deste mês, mais tardar começo do outro…
  • Informa-se, inclusive, que uma das surpresas maiores de todo o projeto, será a nova logomarca da emissora…
  • A Gazeta, este é mesmo o plano, será uma emissora totalmente voltada para a cidade de São Paulo.

C´est fini

Hoje, a operação segura na cadeira deve chegar às produções do Hoje em Dia e Programa da Tarde, da Record.

Fala-se em corte de até 70 pessoas. Complicado.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!